Lifestyle Produtividade

5 Princípios da Organização

Janeiro 26, 2019

Como podem observar, eu cada vez mais falo aqui no blogue de organização. A verdade é que à medida que exploro mais métodos e dicas para manter-me organizada, mais curiosidade sinto por esta temática. Sempre gostei de ser organizada, mas não sabia ao certo como poderia ser. Hoje em dia, a maioria dos métodos de organização que utilizo descobri através de blogues, portanto, decidi partilhar com vocês tudo aquilo que aprendo e de certa forma, dar um pequeno testemunho do que resultou ou não comigo.

Não é por um método de organização resultar comigo que irá resultar com vocês, cada um tem a sua forma de ser, por isso, terá de encontrar um método de organização que vá conforme as suas necessidades. Muitas dicas não resultaram comigo, mas mesmo assim experimentei, descobri o porquê de não resultar e improvisei outras formas até encontrei o método correto.

A publicação de hoje é quase um guia, com algumas dicas que são fundamentais ter em atenção na hora de procurar uma forma de organizar a nossa vida. Estes detalhes facilmente escapam quando queremos encontrar um método simples e eficaz de organização. Aconteceu-me e acredito que possa acontecer a vocês o mesmo. Espero que vos ajude de alguma forma.

  • A organização é uma solução, não é um problema

A verdade é que todos queremos ser organizados, mas se levamos como uma brincadeira não vamos a lugar nenhum. Não é nada sério, calma, cada um organiza-se conforme a sua vida pede-lhe. Há quem prefira listas simples, há quem só consiga manter-se organizado com uma agenda.

A organização é um meio, não um início ou fim, não irá definir-vos. Não é por serem muito organizados ou pouco que deixarão de viver, pelo contrário, podem continuar a viver sem qualquer problema. Apenas, a organização pode ajudar-vos a viver melhor. Pessoas que não são organizadas também são felizes, cada um vive como quer. Nem todos são obrigados a ser iguais.

Conheço pessoas que não se dão com a quantidade de métodos de organização que eu uso. São felizes, vivem bem. Isto não é uma competição. Eu gosto de organizar-me, pois, sou uma pessoa com a cabeça sempre a mil, preciso de anotar tudo e fazer listas, é um método de manter a calma. Por isso, a organização é uma solução.

  • A organização não é sinónimo de perfeição

Há quem diga que ser organizado é apenas para pessoas perfeitas. Riam-se comigo. Ninguém é perfeito, assim como é complicado encontrar um método de organização perfeito. A organização serve para facilitar a nossa vida, para nos ajudar. A grande pergunta é: se fossemos perfeitos não precisamos de organização. Para quem tem imensas metas e sonhos, acredito que a organização é um meio para os obter. Se aceitarmos que não será fácil, muito menos perfeito, o caminho torna-se mais leve.

  • Planear muito é mau, planear pouco é mau

Tanto um como o outro podem ter impactos negativos. Ser uma pessoa obsessiva ao nível de organização nem sempre é benéfico para nós, por vezes temos de acalmar e relaxar. Respirar fundo e pensar numa coisa de cada vez. Fazer mil e um planos para uma simples meta, pode acontecer com as únicas chances que temos para as resolver. Isto já me aconteceu. Preocupava-me tanto em planear, pensar no que podia correr mal e como poderia resolver, que no fim acabava por chegar a lado nenhum. Queremos ser assim? Claro que não.

É mais fácil planear do que aprender a agir. Há situações que exigem pensar antes de agir. Agir mais do que pensar pode levar a acontecimentos drásticos, assim como pensar mais do que agir pode ter o mesmo fim. Se não pararmos para pensar, acabaremos por sentir um cansaço, tanto físico como mental. A organização é uma forma de simplificar.

  • Ninguém é incansável

Deixar respirar é muito importante. Não queira planear tudo porque é impossível. Ninguém é invencível e muito menos incansável. Precisámos de parar e descansar. Um dia sem planear parece algo esquisito, mas ajuda a sentir-se mais calmo e sereno. Podemos fazer qualquer coisa, mas infelizmente não podemos fazer tudo ao mesmo tempo.

Eu sempre quis fazer tudo e mais alguma coisa, infelizmente isso só me levou a um lugar: cansaço intenso. Uma coisa antes da outra. Parar, saber escolher a tarefa a fazer em seguida. Focar-se num projeto mais complicado e prioritário, e só depois focar-se noutro.

  • Organização é um hábito

Quanto mais aprendemos sobre organização, mais queremos saber. Comecei a organizar-me com listas e através de aplicações. Agora, utilizo uma agenda e diversas aplicações que facilitam o meu dia. Se gosto de tanto método de organização? Sim, já faz parte da minha rotina e é quase um ritual de meditação. Se estás a começar a organizar-te, acredita que vai demorar tempo até que te habitues, mas assim que estiveres habituado não irás querer outra coisa.

A organização leva tempo e é necessário aperfeiçoar. Quando me perguntam o porquê de querer ter um ritual de organização eu digo: “Com a organização vem a produtividade, com a produtividade vem o trabalho, com o trabalho vem a realização pessoal.” Se eu não me esforçar por chegar às minhas metas, quem o fará? A organização facilita-me essa tarefa, portanto, começo por aí, o resto virá com o esforço e trabalho árduo.

Sei que haverá muitas pessoas a torcer o nariz por estar a falar novamente em organização, já chega não? Nem por isso. Se através de uma simples publicação conseguir ajudar alguém que precise de um incentivo para se organizar eu irei continuar a falar de organização. Há muito para falar acerca deste tema, quanto mais eu aprendo mais quero saber. Não sei se sou a única assim, mas isto de organização dá pano para mangas. Enquanto houver temas para descobrir eu irei estar lá.

  • Reply
    Erros Básicos de Organização – The Little Angie
    Fevereiro 14, 2019 at 10:02

    […] Vi e vejo várias dicas de organização que na minha opinião não são de todo as mais corretas. Assim, como já cometi erros na forma como me organizava, pensava eu que estava a fazer da melhor forma, mas enganei-me. A organização é assim, experimentar vários métodos até encontrar aquele que nos facilita a vida e não nos sobrecarrega. Na hora de começar a organização, há umas pequenas dicas que vos pode facilitar a vida. Recomendo-vos a visitar e ler a minha publicação com 5 Princípios da Organização. […]

  • Reply
    Dicas de Organização Básicas – The Little Angie
    Fevereiro 7, 2019 at 10:07

    […] com vários métodos de organização. Falei sobre esse assunto numa publicação que fiz sobre os 5 Princípios da Organização, que recomendo vivamente a […]

Deixar uma resposta