Literatura Opiniões Literárias

Pão de Açúcar de Afonso Reis Cabral

Dezembro 7, 2018

Demorei imenso a fazer a opinião deste livro porque primeiro quis ver mais opiniões e pensar bem na minha. Não é um livro que seja fácil falar, porque mudámos imensas vezes de opinião. Após o direto do #NetBookClub tirei um momento para pensar no livro. Verdade que assim que terminei a leitura dei logo as cinco estrelas, nem hesitei. Contudo, após algum tempo achei que não merecia de todo as cinco estrelas.

A verdade é que Pão de Açúcar é um livro intenso, do primeiro momento ao último. Ver a forma como o enredo desenrolou-se foi deveras interessante. Para além do mais, a escrita do Afonso Reis Cabral é fenomenal. A par disto tudo, valeria a pena as cinco estrelas?

Sempre soube que faltava algo durante a leitura, nunca consegui descobri ao certo que seria. Ignorei esse sentimento porque apenas queria terminar a história e saber o final. Após conversar com várias bloggers apercebi-me do que faltava: faltou que as personagem tivessem personalidade. A verdade é essa, senti que as personagem eram de certo modo vazias. Por outro lado, chego a entender o motivo pelo qual estas personagens são assim: tratam-se de personagem reais misturadas com ficção, até que ponto podemos separar a ficção da realidade? É complicado lidar com ambos os parâmetros.

Vou descer a classificação que tinha dado ao livro, irá passar das cinco estrelas para as quatro estrelas, mas tenho a realçar que o livro não é mau, pelo contrário. É uma história muito intensa e cheia de drama. Temos aqui um caso real, com acontecimentos reais, personagens reais. Há ficção, o próprio escritor o diz, mas temos muita realidade aqui. Não é de todo fácil transcrever uma história assim, trazer para os leitores toda a informação para não levar ninguém a erro.

Toda a dedicação que Afonso Reis Cabral colocou neste livro, na pesquisa e acima de tudo, a cabeça fria que conseguiu manter para estudar este caso bem a fundo. É um livro muito bom, recomendo o livro a todos. Acredito que o facto de não ter lido primeiro O Meu Irmão pode de certa forma influenciado a gostar tanto deste livro, mas, ao mesmo tempo, acredito que não. Logo veremos.

Sinopse: “Em Fevereiro de 2006, os Bombeiros Sapadores do Porto resgataram do poço de um prédio abandonado um corpo com marcas de agressões e nu da cintura para baixo. A vítima, que estava doente e se refugiara naquela cave, fora espancada ao longo de vários dias por um grupo de adolescentes, alguns dos quais tinham apenas doze anos. Rafa encontrara o local numa das suas habituais investidas às «zonas sujas», e aquela espécie de barraca despertou-lhe imediatamente o interesse. Depois, dividido entre a atracção e a repulsa, perguntou-se se deveria guardar o segredo só para si ou partilhá-lo com os amigos. Mas que valor tem um tesouro que não pode ser mostrado? Romance vertiginoso sobre um caso verídico que abalou o País, fascinante incursão nas vidas de uma vítima e dos seus agressores, Pão de Açúcar é uma combinação magistral de factos e ficção, com personagens reais e imaginárias meticulosamente desenhadas, que vem confirmar o talento e a maturidade literária de Afonso Reis Cabral.”

Editor: D. Quixote | ISBN: 9789722065993 | Páginas: 264 | Classificação: 4 em 5 Estrelas

Uma leitura com o apoio:

  • Reply
    Angie
    Dezembro 9, 2018 at 12:13

    Experimenta, não custa nada dar uma oportunidade a este livro. Nem que seja apenas para ficar a conhecer a história e todos os acontecimentos. Espero que gostes <3

  • Reply
    Angie
    Dezembro 9, 2018 at 12:12

    Se por acaso leu o primeiro livro do autor, é provável que não goste assim tanto deste. Normalmente, as pessoas que estão a gostar deste são aquelas que não leram o primeiro do autor, não sei.

    Obrigada pela visita <3

  • Reply
    Angie
    Dezembro 9, 2018 at 12:11

    Admito que o livro é intenso, não acho que seja muito perturbador. Mas claro que isso depende de pessoa para pessoa.

    Obrigada pela visita <3

  • Reply
    Liliana Silva
    Dezembro 7, 2018 at 19:11

    Já ouvi falar muito mal do livro, mas admito que continuo curiosa com o livro, porque eu não conheço a história. Agora que vi que há numa biblioteca que frequento, vou dar-lhe uma oportunidade, não tenho nada a perder.
    Beijinhos

    https://a-lilianaraquel.blogspot.com

  • Reply
    Tina António
    Dezembro 7, 2018 at 15:56

    Por acaso já tinha lido opiniões a dizerem mal do livro.
    Pela tua opinião, analisando todas as vertentes parece-me muito bom, lerei se tiver oportunidade 😉

  • Reply
    Mamã Coruja
    Dezembro 7, 2018 at 14:46

    Conheço a história e já tinha ouvido falar do livro. Como conhço a história e a qual me horrorizou, não tenho coragem para ler o livro.

    Convido-te a visitar o sítio da Mamã Coruja.1

  • Reply
    Angie
    Dezembro 7, 2018 at 13:29

    Não é um livro para todos, é baseado numa história verídica portanto. Mas recomendo o outro romance do escritor, ainda não li, mas muitas das minhas bloggers favoritas amam o livro, leia "O Meu Irmão" do mesmo escritor e talvez se surpreenda!

  • Reply
    As Coisas Dela
    Dezembro 7, 2018 at 11:03

    Não conhecia o livro, não sei se é um livro de que irá gostar muito mas… nada como ler 🙂 Beijinhos*

Deixar uma resposta