Literatura Opiniões Literárias

Literatura | São Lágrimas, Senhor, São Lágrimas – Fernando Correia

Cada vez mais gosto de ler livros com temas que fogem da minha zona de conforto. Adoro ficção e muitas vezes refugio-me na ficção porque a realidade consegue ser demasiado para mim. Contudo, decidi começar a explorar outros géneros. Ainda a pouco tempo li um livro que falava do tráfico humano e fiquei de coração nas mãos. Logo de seguida peguei neste que me partiu o coração por completo.

São Lágrimas, Senhor, São Lágrimas é um livro que emociona da primeira à última página. Relatos de pessoas que sofreram violência doméstica. Outra realidade que todos sabemos bem que acontece, mas que nos escapa no nosso dia a dia. Quantas vítimas de violência encontrámos na rua e nem sabemos? Verdade, é assustador ver o número de vítimas sempre a aumentar e parece que nada podemos fazer para diminuir esses números. Assustador ver que as mulheres são aquelas que mais sofrem violência, porém, há violência contra homens, não pensem que não existe apenas porque não se ouve falar tanto.

Ler relatos de mulheres que foram violadas e mantiveram-se caladas apenas para não causar problemas. Foi até perturbador ver até onde o ser humano é capaz de chegar. Todo o tipo de violência aqui descrito, desde física, psicológica e sexual. A violência não está apenas no contacto físico, às vezes a violência psicológica consegue causar mais danos que a física.

Recomendo-vos este livro, a qualquer pessoa mesmo. Devem ler, e na minha opinião deveria ser dado nas escolas para ver se muitos adolescentes conseguem entender o contexto de violência doméstica. Não é daqueles livros pesados que torna a leitura complicada, é um livro que fala da violência de forma como ela é e não sentimos um peso enorme. Queremos apenas chegar perto daquelas pessoas e confortá-las, dizer-lhes que são fortes e que não mereciam nada daquilo. Este livro é um bom livro, leiam por favor.

Sinopse: Casos reais de violência doméstica, narrados com coragem, na esperança de lhes pôr fim

Fernando Correia mergulha, neste livro, no abismo da violência doméstica, contando alguns casos reais que, com o seu sentido jornalístico, foi registando ao longo do ano de 2018.

Por serem situações vividas, contadas ou observadas com o rigor de análise que justificam, este livro é imprescindível para que se perceba a extensão do flagelo da violência doméstica e aponta, sobretudo, para a necessidade de não haver medo de denunciar os prevaricadores.

Trata-se de um crime grave, punido pelas leis da igualdade e da cidadania, que vem mostrando, de ano para ano, números preocupantes.

Faz bem à alma ler este livro. Faz ainda melhor seguir o que ele recomenda, para que a violência pare.”

Editor: Guerra e Paz | ISBN: 9789897024450 | Páginas: 160 | Classificação: 4 em 5 Estrelas

Uma leitura com o apoio:

Lê também

2 Comentários

  • Reply
    Angie
    Dezembro 7, 2018 at 13:23

    Não me recordo de alguma vez um professor ter sugerido a leitura de livros com esta temática, a informação que nos chegava era através de palestras aborrecidas e que de certo modo apenas nos eram apresentadas porque tinha de ser. Não vejo as escolas a procurar outros meios de passar este género de informação e realidade aos estudantes, algo que deveria ser mudado na minha opinião.

    Obrigada pela visita, beijinhos <3

  • Reply
    steff.
    Dezembro 5, 2018 at 19:52

    Um assunto que me tem interessado muito ultimamente (talvez por isso tenha escrito 2 contos subordinados ao tema…)
    Tem toda a razão quando diz que devia ser analisado nas escolas…é uma realidade que está a começar cada vez mais cedo…

Deixar uma resposta