Literatura Opiniões Literárias

Carga de Vasco Cortese

Dezembro 9, 2018

Uma palavra que descreve perfeitamente este livro: intenso. Intenso do início ao fim, é daqueles livros que não se processa de forma fácil. Tráfico humano. Este é daqueles temas que muitos de deixámos de lado. Não é que não saibamos, simplesmente não queremos saber. É um tema que foge ao nosso dia a dia porque não é connosco que acontece.

Carga, um livro que recomendo a todos. Desde adolescentes a adultos. Chocou-me, deixou-me de rastos. Isto é uma realidade. Não acontece só com países grandes, acontece em Portugal, mas não vemos. Não se trata daqueles livros que conseguimos ler de uma assentada só. Temos de ler, interiorizar e tentar não chorar. Vi-me diversas vezes com lágrimas nos olhos.

Além de tráfico, temos aqui a questão de muitas destas pessoas acabarem numa vida de prostituição contra a sua vontade. É como referi logo ao início, intenso. Não digo que voei pelo livro, porém, não senti nenhum problema com a escrita do autor. Na minha opinião conseguiu ter uma voz com garra neste livro. Não é daquelas histórias que sejam fáceis de lidar, mas o escritor conseguiu dar-nos uma história intensa e verídica.

O meu receio da minha opinião não ser deveras a melhor para vos influenciar à leitura do livro é grande. Tenho a dizer-vos que apesar de tudo o livro vale realmente muito a pena. Sabia que estava a lidar com uma história intensa, contudo, ainda terminei a leitura mais surpreendida do que estava à espera. Por favor, façam um favor a vocês mesmos e leiam este livro. Um livro com um grande impacto na nossa vida. Esta realidade que deixámos escapar todos os dias, mas que neste livro mostra-nos sem dó nem piedade.

Leiam este livro. Carga que foi adaptado para o cinema e acredito que seja também muito bom. Parabéns ao escritor, este livro é um abre olhos. Conquistou-me e foi para a lista de preferidos do ano.

Sinopse: Viktoriya saiu de Moscovo julgando que ia ser modelo em Londres. Mas desembarca em Portugal e é aprisionada pela máfia russa para ser vendida como prostituta. António é um camionista que, para sustentar a família, colabora com o grupo criminoso. Transporta mulheres enganadas através da Europa e entrega a carga humana a Viktor, o líder do gangue, cujo passado secreto esconde mais do que o tráfico de pessoas a que se dedicou depois de sair da Rússia, durante a Guerra das Máfias, nos anos 90. Saltando entre o ponto de vista das mulheres abusadas e um olhar pormenorizado sobre as práticas da máfia russa, Carga retrata uma realidade desumana que, apesar de tão próxima de todos nós, permanece oculta nos meandros do submundo.

Todos os anos milhares de pessoas são escravizadas, fazendo do tráfico humano um dos negócios mais rentáveis e sórdidos do planeta. Esta é a história das vítimas e dos seus captores. Uma viagem ao mundo obscuro da corrupção, do sexo, do crime e de uma violência que não conhece limites. Um relato de sobrevivência quando tudo parece perdido.”

Editor: Oficina do Livro | ISBN: 9789897800221 | Páginas: 198 | Classificação: 4 em 5 Estrelas

Uma leitura com o apoio:

Deixar uma resposta