Literatura Opiniões Literárias

As Flores Perdidas de Alice Hart de Holly Ringland

Dezembro 13, 2018

Na minha opinião este foi dos livros mais bem recebidos pelos leitores portugueses em 2018. Foi daquelas novidades que deixou todos de rastos. Quem não comprou este livro assim que saiu, acredito que não demorará muito até o ter na sua estante. A verdade é que todo o hype à volta deste livro é bem mais que merecido. Não conhecia este livro até ter sido lançado pela Porto Editora, assim que tive as mãos nele só pensei “É dos livros mais bonitos da minha estante”. É bonito, tem uma história incrível e por mim volta a relê-lo já.

Antes de tudo, preciso mesmo falar da capa maravilhosa. Se acham o livro bonito por fora nem queiram imaginar por dentro. Uma edição que é um mimo, muito linda! Este livro é daqueles que conquista logo pela capa, não deixa ninguém ficar indiferente a ele.

Posso dizer que As Flores Perdidas de Alice Hart foi das minhas melhores leituras deste ano, acreditem que li diversos livros, muitos com cinco estrelas diretas, mas este conseguiu destacar-se. Quando terminei a leitura dei-lhe quatro estrelas, agora que escrevo a sua opinião estou com vontade de mudar a classificação para as cinco estrelas. Este livro merece cinco estrelas, apesar de ter pensado em desistir dele antes das cem páginas. O início demorou a agarrar-me, mas assim que me apeguei ao livro foi complicado deixá-lo de lado. Uma leitura que foi um misto de emoções, do início ao fim. Chorei, ri, irritei-me, amei, tudo num único livro.

Alice é das personagens literárias mais reais que já conheci, a sua história tem tudo para ser a de qualquer pessoa que encontrámos na rua. Uma personagem que cresceu e tornou-se uma grande mulher. Acompanhamos o seu crescimento, a forma como lida com tudo à sua volta, com aprende mais acerca de si mesma, como ensina aqueles que a rodeiam… A história de Alice envolve muito mais do que a sua história, envolve tradições de família que acabam por obrigá-la a ser de certa forma. Alice, Alice, Alice. Não há personagem tão boa quanto esta.

Uma história intensa e que pode afetar o nosso emocional. Começámos o livro a falar de violência doméstica, a forma como é descrita faz arrepiar qualquer um. As flores são o plano central do livro, tudo gira à volta das flores. Prestem atenção às descrições de cada flor, são essenciais para a história. Se pensam que a história será apenas falar de umas florzinhas, estão bem enganados: o livro vai-vos mostrar que existem outras história para além da de Alice. Outro tema importante do livro é a família. A importância da família, e amigos que são como família, etc. Por fim, amor. Não podia faltar. Digo que este livro não é um romance apenas, são vários. Este livro tem tudo para ser um livro cinco estrelas.

Não há defeitos a apontar quanto à escrita de Holly Ringland, não me lembro de alguma vez uma escritora de romance conseguir encantar-me tanto. Normalmente fico assim apanhadinha apenas nos thrillers, mas a escritora conseguiu captar a minha atenção de uma forma impossível de explicar. Com mistérios, lendas, plot twists. Acreditem que este livro tem tudo aquilo que um bom romance merece ter, é magnífico!

Se ainda não compraram este livro não sei do que estão à espera. Leiam e deixem-se apaixonar pela história de Alice.

Sinopse: “Um romance sobre as histórias que deixamos por contar e sobre as que contamos a nós próprios para sobrevivermos.

Alice tem nove anos e vive num local isolado, idílico, entre o mar e os canaviais, onde as flores encantadas da mãe e as suas mensagens secretas a protegem dos monstros que vivem dentro do pai.

Quando uma enorme tragédia muda a sua vida irrevogavelmente, Alice vai viver com a avó numa quinta de cultivo de flores que é também um refúgio para mulheres sozinhas ou destroçadas pela vida. Ali, Alice passa a usar a linguagem das flores para dizer o que é demasiado difícil transmitir por palavras.”

Editor: Porto Editora | ISBN: 9789720030627 | Páginas: 400 | Classificação: 5 em 5 Estrelas

Uma leitura com o apoio:

  • Reply
    Angie
    Dezembro 13, 2018 at 19:13

    É um livro que recomendo vivamente a leitura!

  • Reply
    As Coisas Dela
    Dezembro 13, 2018 at 17:33

    Ainda não li mas gostava muito! Beijinhos*

Deixar uma resposta