Gestão de Tempo Lifestyle

7 Dicas de Gestão de Tempo

Nem sempre é fácil gerir a nossa vida, ter horários e diversas tarefas por vezes consegue levar uma pessoa à loucura. Eu nunca fui de organizar o meu dia, não era pessoa para planear o dia e organizar-me, fazia aquilo que tinha de fazer e pronto. Desde que criei o blogue e que comecei a dedicar-me mais a ele que procuro métodos para saber gerir o meu tempo e aproveitá-lo ao máximo. Entre fazer a minha vida, escrever, tratar do blogue, ler e divertir-me parece que 24 horas do dia não chegam. A verdade é que chegam e muito bem.

Não existe assim uma fórmula que vos vá ajudar a ter mais tempo para aquilo que mais gostam, podem sim organizar a vossa agenda conforme as tarefas que têm a fazer e os tempos livres. Eu, por exemplo, evito muito as redes sociais para ter oportunidade de ler nesse intervalo, não vejo televisão porque não me agrada e quando vejo é sempre que tenho tempo a mais. Gosto de focar-me naquilo que me faz realmente feliz, e deixar de lado tudo aquilo que possa influenciar-me negativamente.

Cada pessoa tem o seu método de organização, portanto, antes de aceitarem estas dicas pensem primeiro no vosso estilo de vida, o que querem mudar na vossa rotina, aquilo que precisam para ter uma rotina que vos agrade, etc.

1. Anota tudo aquilo que tens de fazer

Quando digo anotar tudo é mesmo tudo. Vou usar o meu exemplo: costumo apontar as tarefas da casa que preciso fazer diariamente, desde arrumar, lavar a loiça, tratar da roupa suja, cozinhar. Estas tarefas por norma faço-as de manhã, acordo, tomo o pequeno-almoço e começo logo a tratar da casa. Caso não tenha tempo de manhã, trato assim que chego a casa. Como não tenho aquele tipo de trabalho com data para entrega, chego a casa e não tenho trabalho extra. Depois eu anoto outras tarefas que queira fazer, como escrever, ler, enviar e-mails, tratar do blogue, etc. É como eu digo sempre: as listas são a melhor forma de organização possível. Caso precisem de um lembrete coloquem a lista no frigorífico, ou num lugar que possam ver sempre que andem por casa.

2. Anota tarefas similares

Esta dica está relacionada com a de cima. Eu costumo organizar as minhas tarefas em três categorias: Casa, Blogue e Vida. Assim é muito mais fácil para mim saber que tarefas têm prioridade, ter noção da quantidade de coisas que terei realmente de fazer. Na minha opinião, é uma dica que vos pode ajudar imenso quando decidirem começar a organizar/planear o vosso dia.

3. Precisas de tempo para ti

Vejo milhares de pessoas a planear o seu dia e apenas se focam no trabalho ou estudos. Não cometam esse erro. Todos nós precisámos de tempo para relaxar, tempo para fazermos aquilo que realmente gostámos. Por isso, reservem um pouco do vosso dia para fazer uma tarefa que gostem. Assim o vosso dia irá correr melhor, de certeza que terão mais motivação para continuar e serão muito mais produtivos. Às vezes parar para respirar também é uma tarefa importante.

4. Respeita os teus limites

Não sejam rígidos com vocês mesmos. Eu quando comecei nisto de organizar o meu dia e tempo achei que tinha de fazer tudo e mais alguma coisa. Não, nem por isso. Sigam ao vosso ritmo, tenham noção da quantidade de tempo que realmente têm livre e a duração de cada tarefa. Não queiram ler durante 2 horas, se apenas conseguem ler durante meia hora. Façam tudo ao vosso ritmo, sem qualquer pressão. Vocês são livres, não coloquem barreiras na vossa própria felicidade. Novamente, não tenham medo de fazer intervalos, façam-nos e com muito orgulho.

5. Presta atenção ao teu plano

Se fores como eu que faz o planeamento semanal, então convém ires sempre atualizando. Caso não consigas completar as tarefas todos do dia, tens de procurar um tempo livre na tua agenda para a colocares. Não deixes as tarefas por fazer ficarem acumuladas, isso só fará com que sintas que tens tudo para fazer e não tens tempo. Não te queiras sufocar com tarefas a mais por fazer. Organiza-te diariamente.

6. Aproveita as oportunidades

É incrível a quantidade de tempo livre que por vezes aparece no nosso dia e nem nos damos conta. Aqueles cinco minutos no metro que passas a ver as redes sociais, porque não aproveitar e ler um livro? Ou até quem sabe podes até começar a planear o amanhã? Ou mete conversa com a pessoa a teu lado. Aproveitar todas as oportunidades para realmente fazer algo útil vai ajudar com que te sintas bem no final do dia. Aquele sentimento de que fizeste tudo aquilo que querias. A cada 5 minutos que perdes nas redes sociais podes ser produtivo.

7. A importância de dizer não

Acreditem que é muito complicado conseguir ter tempo para tudo. Há muitos projetos, tarefas, convites que tem mesmo de ser deixados para trás. Eu costumava dizer sim a todas as oportunidades, arrependo-me de tê-lo feito. Agora penso e repenso, se aquela atividade irá realmente ser boa para mim, a quantidade de tempo que terei de despender para o projeto, são tudo aspetos importantes que precisámos ter em conta consoante a nossa rotina.

Outras dicas simples que vos posso dar que podem ajudar-vos a ter mais tempo são:
– acordar mais cedo;
– usar o método do pomodoro;
– utilizar post-it para lembrar das tarefas;
– dormir bem para ter energia para o dia todo;
– evita fazer tudo ao mesmo tempo, acabas por não fazer nada;
– faz o que realmente é importante;

– desliga as notificações.

Todas estas dicas eu uso, porém, tenham noção que nem todos podem funcionar assim. Há quem goste de usar o método do pomodoro, apesar de eu ter experimentado não gostei e não funcionou bem comigo. É uma questão de experimentar e ver aquilo que realmente se enquadra na vossa rotina e estilo de vida.

Lê também

6 Comentários

  • Reply
    Angie
    Janeiro 6, 2019 at 17:03

    Obrigada pela visita, feliz ano novo!

  • Reply
    Angie
    Janeiro 6, 2019 at 16:58

    Espero que te ajudem estes métodos, pelo menos comigo, funcionam!

    Beijinhos <3

  • Reply
    -Valéria
    Janeiro 1, 2019 at 17:31

    A primeira dica é a que faço mais frequentemente.
    Feliz ano novo 2019.
    Beijinhos 🙂
    https://www.dailyvlife.com

  • Reply
    As Coisas Dela
    Dezembro 28, 2018 at 18:24

    Tenho mesmo que adotar esses métodos porque tenho chegado aos meus limites de cansaço e isso não é lá muito bom! Beijinhos*

  • Reply
    Angie
    Dezembro 28, 2018 at 15:23

    Também é preciso ter força de vontade para cumprir tudo! Obrigada pela visita, beijinhos <3

  • Reply
    Mamã Coruja
    Dezembro 28, 2018 at 13:34

    Eu estou sempre a fazer listas e listinhas para gerir o meu tempo e tarefas… mas depois não cumpro nada!

Deixar uma resposta