Desenvolvimento Pessoal Lifestyle

36 Dicas Para Seres Produtivo em 2019

Cada vez mais encontrámos publicações com dicas para sermos mais produtivos. É muito fácil encontrar informação que não nos serve de nada, mas cada um entende o que quer da matéria. Na minha opinião ser produtivo é chegar ao final do dia e sentir uma sensação de que fiz tudo o que podia para realmente aproveitar o dia. Cada pessoa tem a sua definição de produtividade. Resta a nós, leitores, saber distinguir a informação boa da má. 
 

Pesquisei algumas dicas, outras eu própria adotei já há algum tempo e resultaram comigo. Informo que não é porque uma técnica resulta comigo que irá funcionar com vocês, somos todos diferentes e é normal não conseguirmos lidar com os assuntos da mesma forma. 

 

Se em 2019 querem desenvolver o vosso foco e concentração, estão aqui algumas dicas: 

– Bloqueia as distrações: Ninguém consegue ser produtivo com o telemóvel a receber mil notificações a cada segundo, portanto, desliguem lá as notificações. 

– Planeia a tua semana: Já sabem que isto é vira o disco e toca o mesmo, mas esta dica realmente é importante. Ao planearem a vossa semana, assim que chegar aquela determinada hora já sabem o que têm para fazer e não perdem tempo a pensar no que precisam de fazer. 

– Banho de água fria: Esta dica pode ser-vos muito útil. No meu caso me chegou a ser muito útil quando tinha de estudar durante imenso tempo para exames. A água fria desperta-nos e é quase como se tomássemos uma dose extra de energia.  

– Manter a cabeça vazia: Como? Ter a cabeça vazia pode ajudar a manter o foco? Sim, realmente pode. Se tiverem um turbilhão de pensamentos sempre presentes na vossa mente não conseguirão por mais que tentem manter o foco.  
 

– Descobre quando és mais produtivo: Eu durante muito tempo fui mais produtiva durante a noite, aproveitei várias vezes para estudar durante a noite. Arrependo-me disso a certo ponto, preferia acordar mais cedo e estar com energia durante o dia. Agora eu acordo cedo, descobri que consigo ainda ser mais produtiva durante a manhã, bem cedo, do que durante a noite. As coisas mudam, é uma questão de conhecerem-vos bem.  

– Música: A música foi a minha melhor companhia durante serões de estudo. Não pensem que ouvia Nirvana enquanto estudava, na maioria das vezes ouvia música ambiente, como, por exemplo, sons da natureza, ou até vezes música clássica. Agora com a moda de ASMR, podem sempre procurar uns vídeos divertidos, como inspirados em Harry Potter.

– Sabe aquilo que vais ou não vais fazer: Anota as tarefas que tens para fazer numa pequena lista simples, é uma forma de ter noção do que tens pela frente, estar organizada e sem preocupações quanto aos prazos. 

A alimentação tem grande impacto na nossa produtividade. Durante muito tempo achei que isto era cliché, não é de todo. Dou-vos algumas dicas que devem ter em atenção relativamente à vossa alimentação: 

– Cuidado com o café: Eu deixei de beber café em 2017, não senti nenhuma necessidade de consumir tanto café. Apenas gastava dinheiro e ingeria energia que depois não me ajudava em nada. Eu bebia café e mesmo assim conseguia dormir, ao menos isso, mas durante o dia sentia energia a mais e isso fazia com que o meu foco durante as tarefas diminuísse por não conseguir controlar os pensamentos. 

– Água, bebam água: Água aumenta a concentração, principalmente se sentirem fadiga ou cansaço enquanto estão a meio de uma tarefa. Ou até se preferirem podem sempre optar por beber chá-verde, é uma ótima escolha. 

– Alimentos processados não: Este tipo de alimentos não faz bem nenhum, só aumentam o nosso estado de cansaço e fadiga. Procurem refeições mais saudáveis, cheias de vitaminas.

– Que alimentos devo comer: A verdade é que hidratos de carbono em excesso deixa o nosso corpo mole e sem energia para nada, portanto, evitem comer demasiado pão, massa, pizza, batata frita, etc. optem por uma alimentação rica em proteína, fibra e hidrocarbonatos naturais.

Nem sempre manter a motivação é fácil, há sempre qualquer coisa que nos desmotiva. Tenho também algumas dicas que vos podem ajudar quando a motivação estiver mais em baixo. 

– Fazer lista de tarefas: Vai facilitar o trabalho, vocês indiretamente já sabem disso, mas acabam sempre por fazer uma lista mental e esquecem-se da maioria das coisas. Optem por escrever nem que seja numa folha de papel a lista, durante o dia podem sempre consultar e riscar aquilo que já fizeram.

– Tem certezas do que queres: A melhor forma para ter motivação é saber aquilo que realmente queremos. Quando sei o que quero e como tenho de proceder para atingir os meus objetivos, a minha motivação aumenta até ao triplo. Portanto, pensem naquilo que querem e metam mãos à obra. 

– Mural da gratidão: Nunca fiz esta ideia, mas durante 2019 pretendo fazer uma gratitude jarConsiste em colocar num pequeno frasco pequenos momentos que tiveram grande impacto na vossa vida, que gostaram e sentem-se gratos. Se quiserem podem mesmo optar por fazer um mural, uma ideia muito gira e que vos dará motivação. 

– Devagar se vai ao longe: Sem dúvida que um dos maiores erros que podemos cometer é pensar em grande. Não procure logo conseguir grandes resultados, faça um pouco de cada vez até realmente chegar ao objetivo pretendido. Se quer começar a praticar exercício físico regular, talvez o ideal seja começar apenas com dois/três dias por semana e depois aumentar gradualmente. 

– Faz antes de pensar: Quando temos aquele género de tarefas muito aborrecidas, acabámos sempre por arranjar mil desculpas para as adiar. Metam o dedo na ferida e em vez de procurar desculpas, metam mãos à obra. Em vez de perderem imenso tempo a procurar forma de se esquivar, podem muito bem aproveitar esse tempo para despachar a tarefa. 

– Faz o que gostas: Atividades que gostamos podem sem dúvida alguma dar um boost na nossa motivação. Eu, por exemplo, gosto imenso de ler, portanto, quando estou num dia menos produtivo gosto sempre de ler um pouco para animar e motivar. Outra dica é ver filmes ou séries que nos possam motivar, é algo que pode ajudar nos momentos mais complicados. 

– Tomar nota do progresso: É essencial saber a que ponto estamos dos nossos objetivos. À medida que chegámos mais perto do nosso objetivo principal parece que temos ainda mais vontade para continuar. Recomendo a por vezes atualizar os objetivos, a tomar atenção ao ponto de situação que estão no momento, pode ser que vos ajude a dar mais motivação. 

Cada vez mais encontro pessoas que procuram métodos para gerir o seu tempo. A base de uma boa gestão de tempo, é na minha opinião, muita organização. Não são todas as pessoas que gostam de ser organizadas, muitas preferem viver como dá. Eu sou organizada, gosto de ter horários e acima de tudo, conseguir gerir o meu tempo da melhor forma. Abaixo podem contar com algumas dicas simples que podem ajudar-vos. 

– Ter prazos: É realmente muito importante ter prazos, não importa se são relacionados com o trabalho ou vida pessoal. Por exemplo, imagina que queres lançar um blogue, colocas um prazo de um mês para teres tudo organizado. Os prazos vão ajudar-te a gerir o tempo para que no espaço de um mês tenhas o blogue preparado. Funcionam quase como um impulso para começares a trabalhar no projeto.

– Pausas são bem-vindas: Fazer pausas é daquelas dicas que todos deviam seguir. Num dia atarefado ou num dia mais livre, ter pausas para nem que seja dar uma volta ou até mesmo beber um café. Nas minhas pausas gosto sempre de ler, nem que seja uma única página. Recomendo que façam algo que realmente gostem, assim voltam com mais energia ao trabalho. 

– Preparação: Eu gosto de preparar a minha semana durante o fim de semana, assim durante a semana apenas mudo alguns compromissos, acrescento outros, não preciso de estar constantemente a fazer mudanças e já estou preparada para o que der e vier. 

– Tarefas de 10 minutos ou menos, faz agora: Uso essa regra para quase sempre tudo. Não me veem a dizer “Daqui a pouco preciso fazer isto ou aquilo”, caso a tarefa demore menos de 10 minutos faço no momento, apenas guardo para mais tarde tarefas que realmente necessitem de mais tempo para serem concluídas. 

– Metas semanais: Definir prioridades, objetivos para a nova semana podem ajudar a saber as tarefas que devem ou não receber atenção primeiro. É mais um método de organização que muitos já acham cliché de tanto ouvir-se falar, mas realmente vale a pena.

– E-mails e notificações que esperem: Antes tinha a mania de estar constantemente a verificar o e-mail e as notificações à espera de novidades. Nem imaginam o mal que me fazia, agora guardo uma hora em especial do meu dia para tratar desse tipo de tarefas. E — mails respondo-os a todos durante a manhã depois de tratar da casa, e notificações respondo à noite antes do jantar. 

Sabemos que descansar é importante, mas nem sempre damos o valor que merece. Se descansamos menos, somos menos produtivos. Se descansamos bem, somos mais produtivos. Vêm a relação entre ambos? Uma boa dose de sono pode ser a chave para aumentar a motivação e ser mais produtivo. Tenho algumas dicas que vos pode ajudar quanto a isso.  

– Não trabalhe até tarde: Ficar até tarde da noite a tentar terminar um projeto que não conseguiste fazer durante o dia todo não te vai levar a lado nenhum. Só estarás a sobrecarregar o cérebro e na hora de ires dormir não irás descansar nada. Resultado? No dia seguinte até os zombies terão medo de ti. Não terás motivação, tudo o que tiveres para fazer no dia seguinte acabará por ser adiado devido ao teu cansado e provavelmente vais perder boas oportunidades. 

– Meditar: Cada vez mais ouvimos pessoas a falar da meditação e do seu impacto na vida. A verdade é que a meditação tem vindo a ajudar muita gente com problemas de sono e insónias, inclusive eu. Desde que regularmente inseri a meditação na minha rotina que me sinto mais descansada. Quando vou dormir não fico horas a fitar o vazio, é dos melhores métodos para um sono descansado.

– Nada de tecnologias antes de dormir: Por mais que digam que devemos deixar de lado os aparelhos eletrónicos antes de dormir as pessoas cada vez mais os usam durante essa hora do dia. Eu depois das 22h da noite, é raro usar o telemóvel, só mesmo se estiver à espera de uma ligação importante. Durmo com o telemóvel fora do quarto, e mesmo de manhã não vou logo consultar as redes sociais. Sabem que mais? Tenho dormido melhor depois que adotei estas regras. Experimentem. 

 

– Natureza: Quando sinto que estou a entrar em stress aproveito para dar um passeio na natureza. Como vivo numa zona relativamente calma, basta-me sair à rua andar cerca de 5 a 10 minutos e acabo por sentir-me bem. Gosto até de fazer um passeio de manhã bem cedo e outro ao final da tarde, sabe bem sair e apreciar a natureza. As complicações do dia a dia vão se logo embora. 

O ambiente que nos rodeia tem também grande impacto na nossa produtividade. Um ambiente desarrumado não traz nada de bom para ninguém. Ao contrário de um ambiente limpo que dá logo vontade de fazer algo produtivo. Vou dar-vos dicas que podem ajudar a manter o vosso ambiente ideal para a vossa produtividade. 

– Boa postura: Eu não passo horas sentada, mas tem dias que o faço apenas para ficar a tratar do blogue. A verdade é que todas as dicas que deram durante a minha vida para ter sempre uma boa postura vão por água abaixo nestes momentos. Então, não sejam como eu, mantenham sempre uma boa postura. A melhor postura para quem está muito tempo à frente do computador é olhar diretamente para o ecrã sem precisar mexer a cabeça, nem para baixo, nem para cima para visualizar bem o ecrã. Ambos os braços a formarem um ângulo de 90 graus com a mesa, sem mexer os ombros ou deixar os punhos arqueados. Os joelhos devem encontrar-se na mesma posição. Lembrem-se de colocar a coluna direita, não muito rígida. Podem sempre procurar o auxílio de almofadas para adaptar a postura. 

– Mudar de roupa: Se trabalham em casa devem utilizar esta regra. Colocar roupas que indiquem que precisas colocar mãos à obra. Isso de passar o dia em pijama é tudo menos produtivo. Coloquem uma roupa confortável, mas que transmita aquela sensação de que têm trabalho para fazer. 

– Sol: O sol pode ser o seu melhor amigo, portanto, aproveito e faça uma pausa ao sol. Acredita que ele te dará um pouco mais de energia para voltares ao trabalho. A verdade é que o sol irá despertar-te, não sentirás aquela necessidade de fazer uma sesta.  

– Organizar o espaço: Manter o espaço limpo e organizado é das melhores dicas para ser-se produtivo. Por exemplo, na minha secretária não gosto de ter demasiados objetos, normalmente tenho apenas o computador, agenda, algumas decorações e um calendário. Quando preciso pegar algo mais para trabalhar pego, mas assim que termino arrumo. É uma forma de poupar tempo e ser-se organizado. 

 

– Mudar de ambiente: Quando não estiveres confortável a trabalhar no lugar que estás muda de ambiente. Eu quando tinha de estudar e não tinha motivação para o fazer, ia até à biblioteca e o estudo conseguia render muito mais. Às vezes alterar o local onde nos encontrámos ajuda com que a produtividade aumente. 

 

Tenho ainda mais algumas dicas que podem ser-te úteis. Algumas delas acredito que já deves as conhecer, e outras ouviste falar. Vamos lá a umas dicas extra? 

– Movimenta durante o dia: Nem que seja um pequeno movimento faz. Usar as escadas em vez do elevador é o primeiro passo. Levanta-te da cadeira e alonga o corpo. Porque não dar uns saltinhos para acordares? Pode parecer parvo, mas vai ajudar-te a estar mais concentrado. Porque, vamos esticar os músculos? 

– Ler antes de dormir: É uma dica que aumentará os teus conhecimentos e ajudará-te a dormir melhor. Eu leio antes de dormir e ao acordar, leio porque realmente gosto e já faz parte da minha rotina. Tem um impacto muito positivo na minha vida, portanto, só vos tenho a recomendar esta dica. 

– Aprende a respirar: Parece-vos uma dica parva? A verdade é que muitas pessoas passam a vida a correr e esquecem-se que precisam de respirar. Já fui assim, ainda bem que consegui mudar isso em mim. Quando estou a sentir-me muita pressão, gosto de parar e respirar fundo. É uma boa dica que pode ajudar até quando estiverem a ser chateados pelas outras pessoas. Uma dica simples e eficaz. 

Estão aqui várias dicas que vos podem realmente ajudar a serem mais produtivos durante 2019. São dicas que podem utilizar em diversas situações, além do mais, são dicas para a vida toda. Não tenham receio de aos poucos inserir algumas destas dicas na vossa vida. Mudem, mas só se sentirem que precisam de mudar. Cada um sabe ao certo como quer viver a sua vida. 

Lê também

2 Comentários

  • Reply
    Angie
    Dezembro 25, 2018 at 21:07

    Obrigada, ainda bem que gostou! Obrigada pela sua visita <3

  • Reply
    Dayane Rodrigues
    Dezembro 22, 2018 at 17:12

    Eu preciso muito arrumar minha postura, estou tendo dores terríveis e isso prejudica bastante na produtividade… Dicas muito boas!

    Apenas eu, Day

Deixar uma resposta