Literatura Opiniões Literárias

Wonder: Encantador de R. J. Palacio

Novembro 26, 2018

Wonder é daqueles livros que assim que se começa a ler é impossível parar. Realizei a leitura em dois dias, mas se dependesse de mim, teria-o lido todo num dia. Trata-se de uma história dramática, mas que tem uma boa dose de comédia. Uma história que nos é contada através do August, um rapaz de 10 anos, mas que tem mais maturidade que muitos adultos. Não sou muito fã de livros com personagens crianças, nem sempre consigo lidar com as personagens. Só que com August criei logo um carinho imenso por ele.

R. J. Palacio tem aqui uma aventura que arrebata os corações dos leitores. É uma história com capítulos curtos, mas cheios de acontecimentos muito importantes. Sem dar demasiada informação e sempre mostrando pontos de vista diferentes. Com oportunidade para conhecer as várias personagens que lidam com o August, ver como eles se sentem em relação à personagem principal e à sua deformação.

Um livro que nos ensina, não só a ver o ponto de vista de quem possui alguma deficiência como também o ponto de vista dos familiares. August teve a sorte de ter sempre apoio e amor incondicional da família, apesar de muitas vezes sentir-se uma aberração os seus familiares davam-lhe a volta e faziam-no sentir muito amado. A união entre família é das coisas mais bonitas que podemos ver nos livros. Tenho de falar na Daisy, a cadela mais adorável do mundo. Às vezes os animais de estimação são os nossos melhores amigos, eles estão lá nos bons e maus momentos.

Se ao início tinha algum receio de não gostar do livro, na segunda página já tinha certeza que iria amar o livro. A escritora capta logo a atenção do leitor sem qualquer problema. Com diversas referências que muitos reconhecem, como Star Wars. Uma escrita que flui lindamente, aliada aos capítulos curtos é uma combinação perfeita.

Admito que tenho de considerar August uma das personagens mais fortes e corajosas do mundo literário. Apesar de ser apenas uma criança, tem mais força que o mundo inteiro junto. Adorei tanto o livro, a história. Ensinou-me tanto. Senti-me triste, feliz. Tudo. Tanta emoção que nem sabemos explicar o quanto o livro é bom. Leiam esta história, é quase uma leitura obrigatória.

Sinopse: “Estão preparados para conhecer Augie Pullman?

August nasceu com uma deficiência genética que faz com que o seu rosto seja completamente deformado. Quando nasceu os médicos não tinham esperança de que sobrevivesse, mas sobreviveu. Vários anos e muitas cirurgias depois, August vai, aos 10 anos, enfrentar o maior desfio da sua vida. A escola. 
Contado a várias vozes, é uma história emotiva das dificuldades que tem de superar uma criança com uma terrível deformação e um relato do milagre que é a vida.”

Editor: Edições ASA | ISBN: 9789892340708 | Páginas: 368 | Classificação: 5 em 5 Estrelas

    Deixar uma resposta