Literatura

Literatura | Afirma Pereira – Pierre-Henry Gomony

Não sendo eu uma grande fã de política estava um pouco de pé atrás quanto a esta banda desenhada. Sabia que a banda desenhada tratava-se de uma adaptação do romance de Antonio Tabucchi, inclusive uma seguidora chegou-me a recomendar o livro. Tinha interesse no livro mas estava um pouco de pé atrás quanto à banda desenhada. Digo-vos já: fiquei surpreendida com a banda desenha, não esperava gostar tanto como acabei por gostar.
Começo por falar da arte, é verdade que à primeira vista a arte não chama muito a atenção. A arte não é o que estou habituada, prefiro arte mais detalhada. Acabei por lá conseguir entranhar a arte e quando dei por mim, ficava vários momentos a apreciar os pequenos detalhes. Uma arte simples e sem preocupações, que sem dúvida enquadra-se perfeitamente para esta história.
As personagens são incríveis, eu que não gosto de personagens com mentes demasiado políticas estas conseguiram surpreender-me e ganhei um certo carinho por elas. Temos aqui personagens com personalidades muito intensas, cada um sabe o que quer e como quer. Personagens donas de si mesmas. Sinto falta de mais bandas desenhadas que adotem o mesmo método. 
O enredo acabou por ser do meu agrado, apesar de eu não gostar do tema em si, acabei por gostar imenso da história. Se ao início estava a ler muito a custo, passadas algumas páginas já estava a devorar completamente a banda desenhada. Sem dúvida que trata-se de uma história que passa uma mensagem intensa e verdadeira, apesar de muitos de nós não termos realmente noção desta sociedade ela realmente existiu, e por vezes ainda acredito que existo. Uma história com comédia e alguma sátira.
Esta banda desenhada é boa para quem quer saber mais do assunto mas de certo modo não tem coragem ou não sabe se vai gostar. Leiam esta banda desenhada, acredito que após terminarem vão sentir vontade de ler o livro original assim como eu.
Sinopse: “Afirma Pereira é um romance existencial decididamente optimista.”

Antonio Tabucchi Obra emblemática sobre a resistência contra o totalitarismo e a censura, Afirma Pereira conta a progressiva tomada de consciência de um homem contra a ditadura, aqui contada numa adaptação gráfica profunda, imbuída de uma notável expressividade e dinamismo no seu desenho. Um verdadeiro retrato duplo: o de um homem cheio de sensibilidade humanista, e o de uma Lisboa ao mesmo tempo plena de cor e de melancolia.”

Editor: G-Floy Studio | ISBN: 9788416510672 | Páginas: 160 | Classificação: 4 em 5 Estrelas
Uma leitura com o apoio:

Lê também

2 Comentários

  • Reply
    Angie
    Novembro 21, 2018 at 11:52

    Espero que leias e que gostes, ao início pensei que não iria gostar, mas acabei por gostar e muito!

    Obrigada pela visita, beijinhos <3

  • Reply
    Brenda C.
    Novembro 13, 2018 at 14:51

    Muito fixe! Costumo ler banda desenhada mas esta ainda não conhecia! 😀

    Beijinhos, Brenda
    Momentos de Ataraxia

Deixar uma resposta