Literatura Opiniões Literárias

Desaparecer na Escuridão de Michelle McNamara

Novembro 19, 2018

Tive conhecimento deste livro através da Cláudia do, A Mulher Que Ama Livros. Assim que a ouvi falar acerca do livro soube que o precisava de ler. Comprei-o sem pensar duas vezes, mas demorei a ler. Queria entregar-me por completo à obra, esperei a altura certa e assim o fiz. Desaparecer na Escuridão não é um livro qualquer, é o livro que veio trazer algo diferente ao género de thriller.

Tratando-se de uma obra com uma história real não esperava de encontrar tantos detalhes. Michelle fez um grande trabalho ao nível de pesquisa. Os crimes bem detalhados, os cenários bem descritivos, escrita imparcial e intensa. A história tem tudo, até algumas fotografias. Admito que apesar de ter as expectativas tão altas, não esperava vir a gostar tanto da história.

Acompanhamos a pesquisa da autora, infelizmente ela não sobreviveu até ver o culpado a ser julgado pelos seus crimes, mas a investigação dela ajudou a que ele fosse de certa forma preso. Pensei ao início pesquisar um pouco mais acerca do serial killer, não tinha praticamente conhecimentos quanto a ele e queria algumas bases. Acabei por não o fazer, atirei-me à história e ao que ela pudesse trazer-me. Foi a melhor coisa que podia ter feito. Este exemplar é para ler com a mente vazia, e além do mais, a escritora consegue muito bem descrever e explicar tudo. No meu ponto de vista, não há nenhuma necessidade de procurar mais informação na “internet”. Claro, se forem mais curiosos e quiserem descobrir podem o fazer.

Claro que vou recomendar-vos este livro. É diferente daquilo que estamos habituados a ver. Michelle é uma pessoa que preciso de muita coragem para embarcar nesta aventura. Tenho ainda a destacar o facto de a Gillian Flynn, uma das minhas escritoras de thriller preferidas, fazer parte desta obra. Com uma introdução feita pela Gillian, ajuda imenso o leitor a entrar de certa forma na história. Adorei, e foi uma boa escolha.

Se são fãs de thriller acredito mesmo que vão adorar este livro. Por outro lado, caso não sejam fãs de thriller, mas gostem de crimes reais e tudo mais, leiam e vão gostar. Aliás, leiam mesmo que não se ao vosso género e deixem-se levar por esta intensa investigação.

Sinopse: INTRODUÇÃO DE GILLIAN FLYNN. POSFÁCIO DE PATTON OSWALT.

UM LIVRO BASEADO EM FACTOS REAIS. BREVEMENTE UMA SÉRIE DE TELEVISÃO HBO.

O livro tem o enredo, suspense e intensidade de um policial. Trata-se, no entanto, de um livro de não-ficção. McNamara morreu de forma trágica a meio da investigação que procurava identificar o Assassino de Golden State, responsável por uma onda de violações e assassinatos na Califórnia que se prolongou por mais de dez anos.

A Polícia arquivou o caso. Mas McNamara continuou a investigação pelos seus próprios meios.

“Desaparecer na Escuridão” é o relato de anos de investigação sobre a mente de um criminoso impiedoso. É também o retrato da obsessão de uma mulher pelo fim da impunidade de um assassino. Este livro está destinado a tornar-se um clássico da literatura policial.

«Não consegui parar de ler este livro.» [Stephen King]

«Uma investigação viva e meticulosa de um predador doentio que aterrorizou a população da Califórnia por mais de uma década. Um retrato de uma escritora que se deixou consumir pela perseguição a um criminoso.» [New York Times]”

Editor: Relógio de Água | Tradução: Alda Rodrigues | ISBN: 9789896418649 | Páginas: 336 | Classificação: 4 em 5 Estrelas

    Deixar uma resposta