Desenvolvimento Pessoal Lifestyle

12 Dicas Para Uma Rotina Produtiva

Novembro 18, 2018

Cada vez mais procuro criar uma rotina, contudo, gosto de por vezes alterar alguns costumes diários. Para mim, existem simples passos que fazem toda a diferença para tornar o meu dia muito mais produtivo. A maioria destas dicas aprendi com alguns livros de autoajuda, ou hábitos de outros blogues. Cada vez mais quero estabelecer um equilíbrio na minha vida, e como dizem uma casa organizada é bom para manter uma mente arrumada.

Grande parte destas orientações são que realizo de ao início do dia, logo que acordo. Quando acordo e começo logo o meu dia, sei que no final do dia sentirei uma paz e calma. Terei tempo para tratar das tarefas da casa, para escrever para o blogue, para os meus passatempos, e muito mais. É apenas uma questão de saber gerir o tempo, sabendo controlar o tempo, temos oportunidade para viver bem num dia sem pedir mais horas.

Vamos agora ver quais as 10 dicas, que na minha opinião, ajudam a ter uma rotina produtiva:

#1 – Despertar com o Sol

A melhor dica que posso dar-vos é sem dúvida esta: acordem ao mesmo tempo que o sol. Assim que os primeiros raios de sol entrarem pela casa acordem. Eu como detesto dormir com qualquer luz, coloco alarme. No horário de inverno costumo acordar por volta das 8 horas, mais tardar 8 horas e meia. Isto claro, nos dias livres, caso tenha de levantar-me mais cedo o caso muda de figura.

#2 – Sentar e respirar

As pessoas duvidam imenso da capacidade que um simples momento de sentar após despertar tem nas duas vidas. Respirar, aceitar o dia e exercitar os músculos podem fazer  a diferença no nosso dia. Eu gosto de sentar-me, sem pegar no telemóvel, esticar os braços, as pernas e agradecer por mais um dia. Para mim, é importante agradecer, aceitar esta nova oportunidade. Gosto de respirar fundo e contar até dez muito lentamente. Um pequeno e simples momento que tem grande impacto, ajuda imenso a lidar com a ansiedade e a correria do início do dia.

#3 – Fazer a cama

Antes eu detestava fazer a cama assim que acordava. Achava totalmente desnecessário. Uma cama feita dá logo outro ar ao quarto. Para mim, ao fazê-la assim que acordo faz com que sinta menos necessidade de voltar para ela, e é como um lembrete de que tenho um dia pela frente e não posso perder tempo.

#4 – Tomar o pequeno-almoço

Gradualmente inseri o costume de tomar o pequeno-almoço todos os dias. Nem imaginam as mudanças boas que isso trouxe para mim. Uma delas é sem dúvida conseguir despertar melhor e sentir-me com mais energia. Gosto de tomar o pequeno-almoço na primeira hora após acordar. Se tomar o pequeno-almoço muito tarde não sou tão produtiva, quanto mais cedo melhor.

#5 – Água é o melhor método de acordar

Tenho uma rotina matinal que basicamente trata-se de usar gel de limpeza, máscara esfoliante pelo menos duas vezes por semanas, creme hidratante e alguma ocasião maquilhagem. Como tenho de fazer esta ritual todos os dias, faço-o assim que saio da cama e ajuda-me a despertar. Há quem goste de tomar banho de madrugada, prefiro à noite porque me ajuda a dormir melhor. É como preferirem. Acreditem que água é a melhor forma para despertarem e mandarem aquele sono embora.

#6 – Horários são importantes

Eu não digo que tenha horários para tudo, mas pelo menos para as refeições, leitura, dormir e trabalhar. As refeições gosto de as fazer em intervalos de cerca de 3 horas de diferença. Tenho ainda um horário para deixar o telemóvel ou qualquer aparelho tecnológico o mais longe possível. Normalmente durante a manhã trabalho no blogue e trato das tarefas da casa, assim tenho mais tempo livre durante a tarde.

#7 – Porque não uma corrida?

Este é uma dica que pretendo começar a inserir no meu dia a dia. Tenho dado uns pequenos passeios a pé, todavia não tão regularmente quanto queria. Sem dúvida que exercício físico ao amanhecer faz muito bem e dá-nos uma energia diferente para continuar o nosso dia.

#8 – Não ao telemóvel ou redes sociais

Esta dica quis colocar à parte apesar de já ter referido ela ao longo da publicação. Não gosto de usar o telemóvel assim que acordo, sou logo menos produtiva e não vejo motivos para estar nas redes sociais a ver notícias e outras coisas que não me interessam para nada. Na parte da manhã, acabo por utilizar as redes sociais apenas para tarefas que estejam relacionadas com o blogue. Durante a tarde deixo-me ter algumas pausas para ler os blogues que gosto e Instagram. Não gosto de perder tempo nas redes sociais quando posso muito bem ler, ou ser produtiva.

#9 – Beber água

Como referi a água ajuda a acordar, não só ao lavar a cara ou tomar banho, mas também se ingerirem. Ganhei o hábito de beber água assim que acordo com o desafio #6AMCLUB. Depois disso nunca mais deixei de beber pelo menos um copo de água assim que acordo. O meu corpo agradece, e dá-me logo aquele boost para começar. Ao longo do dia bebo sempre mais água, ao princípio do dia tomo por volta de 1 litro, e mais 2 litros à tarde. Nem sempre consigo beber tanta água, não abuso e aceito aquilo que o meu corpo pede.

#10 – Olha-te

Outra dica que uso e tem sido essencial para começar os dias, é perder alguns segundos a olhar para mim no espelho. Pode parecer algo parvo por ser tão simples, no entanto, acreditem que a vossa autoestima irá logo aumentar e terão mais confiança para o resto do dia.

#11 – Dormir bem

O nosso sono implica muito no nosso dia a dia. Se descansamos bem, logo temos mais energia e vontade para as tarefas do nosso dia a dia. Quando não dormimos bem, o nosso dia é logo muito menos produtivo. Portanto, uma boa noite de sono tem grande influência para o nosso dia ser mais produtivo.

#12 – Ter uma lista de prioridades

As pessoas duvidam imenso da capacidade de uma lista ou um plano. Se tivermos planeado tudo aquilo que queremos e precisámos de fazer durante o dia, é muito mais fácil completar as tarefas. Tenham noção de quanto tempo pode cada tarefa durar, assim conseguem gerir melhor o tempo. Outra recomendação minha é: não tentem realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Sei que queremos é despachar tudo, mas fixem-se na tarefa e deixem as outras para depois. Não queiram apressar, isso só trará stress desnecessário.

São estas dicas que fazem total diferença no meu dia a dia. Pode parecer exagerado ter tantos hábitos na minha rotina, principalmente ao alvorecer, porém, como sei que sou muito produtiva na parte da manhã aproveito logo isso. Vocês têm algum hábito?

  • Reply
    Angie
    Dezembro 7, 2018 at 13:28

    Ao poucos vá a inserir esse hábito e vai ver que rapidamente está a fazer disso a sua rotina! E também fui a andar aos poucos até conseguir ter uma rotina de acordo com o meu estilo de vida e aquilo que pretendo mudar na minha vida!

  • Reply
    Dayane Rodrigues
    Dezembro 6, 2018 at 22:25

    Se tem uma coisa que eu não faço é arrumar a cama e tomar água kkkkk eu também tenho minha rotina que sigo há um tempo mas preciso acrescentar mais coisas, principalmente beber água. Um hábito que preciso mudar já!

    Apenas eu, Day

  • Reply
    Angie
    Novembro 21, 2018 at 11:59

    Antes também não gostava de correr, não via qual o motivo porque gostavam de correr. Porém, aos poucos tenho feito caminhadas e sinto aquela necessidade de usar mais energia, portanto, vou começar a inserir a corrida na minha rotina.

    Obrigada pela visita, beijinhos <3

  • Reply
    Angie
    Novembro 21, 2018 at 11:57

    É uma boa dica, sinceramente ter calma e fazer tudo a seu tempo é a melhor dica que posso dar.

    Obrigada pela visita, beijinhos <3

  • Reply
    Angie
    Novembro 21, 2018 at 11:56

    Conseguem ser revigorantes, ajudam-nos imenso, não só fisicamente como psicologicamente!

    Obrigada pela visita, beijinhos <3

  • Reply
    Angie
    Novembro 21, 2018 at 11:55

    Não digo que complete todinhas mesmo, mas na maioria faço-as. É uma maneira de conseguir começar o dia com toda a energia!

    Obrigada pela visita, beijinhos <3

  • Reply
    Angie
    Novembro 21, 2018 at 11:53

    Também prefiro caminhadas e dançar, porém, sinto que necessito de gastar alguma energia, e corrida é o melhor e mais barato sinceramente. Aos poucos quero inserir essa dica na minha rotina, depois pode ser que dê frutos bons.

    Obrigada pela visita, beijinhos <3

  • Reply
    Brenda C.
    Novembro 19, 2018 at 15:45

    Ótimas dicas! Infelizmente não consigo colocar a corrida na minha rotina, não porque não posso mas porque não gosto mesmo. Mas reservo sempre um tempo para ler ao ar livre! 🙂

    Beijinhos, Brenda
    Momentos de Ataraxia

  • Reply
    Rita C
    Novembro 19, 2018 at 14:30

    As minhas manhãs são sempre calmas. Não é por acaso que acordo mais cedo só para ter tempo de fazer tudo com calma 🙂
    https://the-choice-26.blogspot.com/

  • Reply
    -Valéria
    Novembro 19, 2018 at 13:44

    Aplico todas na minha vida, e cada vez sinto-me melhor comigo e com a vida.
    Beijinhos 🙂

    https://www.dailyvlife.com

  • Reply
    Catarina
    Novembro 18, 2018 at 11:21

    Concordo com todas as dicas que deixaste aqui! apesar de ainda não cumprir todas ahah
    Beijinho

  • Reply
    Cherry
    Novembro 18, 2018 at 10:11

    Aplico todas as dicas menos a 7. Ainda não aprendi a gostar de correr xD. Prefiro caminhadas, andar de bicicleta ou dançar :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

Deixar uma resposta