Literatura

Literatura | Conversas Entre Amigos – Sally Rooney

Ainda estou a pensar na confusão de sentimentos e emoções que foi ler este livro. Nas primeiras cem páginas do livro admito que pensei seriamente em abandonar a leitura, mas agradeço ao facto de ser teimosa e detestar deixar as leituras a meio. Gostei do livro, imenso até. Um livro que não é um dos melhores livros do ano como é referido na capa, porém não deixa de ser uma boa leitura e com mensagens fortes.
Temos aqui quatro personagens diferentes mas que se interligam. Frances, Bobbi, Melissa e Nick. Ao início pensei que seria mais um cliché de trocas de casais, mas foi diferente. Frances a nossa personagem principal, admito que tivemos uma relação de amor e ódio. Achei uma personagem forte, mas com imensas falhas. Controladora. Impulsiva. Apesar dela ter dado a volta por cima, acho que foi uma personagem um pouco arrogante. Contudo, não posso deixar de referir que consegui entendê-la muitas vezes, e que cheguei a identificar-me com ela. 
Quanto às outras três personagens tenho apenas a dizer que podiam parecer diferentes mas não eram. Todos queriam apenas uma coisa: poder. Muitos rebaixavam os outros para sentirem-se melhor, ou apenas usavam as pessoas para seu próprio proveito. E agora vocês perguntam, como pude gostar de uma livro assim? Fácil, este livro é quase uma cópia da sociedade hoje em dia. Quantos casamentos simplesmente não funcionam e as pessoas continuam juntas só porque sim? Quantas traições vemos por aí? Quantas relações abusivas? Quantas relações que não têm amor? Por isso gostei tanto deste livro. É um abre olhos para qualquer uma pessoa.
A escrita da Sally ao início fez-me imensa confusão. O facto de nem sempre ser fácil identificar os diálogos tornou a leitura um pouco complicada, mas a certo ponto conseguimos aprender a lidar com isso. O livro ao início torna-se aborrecido, contudo à medida que acompanhámos o desenrolar da história acabámos por ficar apaixonados pelas personagens e a forma de pensar. Não é um livro para todos, mas é um livro que todos deviam ler e tirar as próprias conclusões.
Sinopse: Frances tem vinte um anos. É uma pessoa divertida, perspicaz e, acima de tudo, gosta de desfrutar da vida. Estudante em Dublin e aspirante a escritora, atua à noite em recitais de poesia com a sua melhor amiga, Bobbi, com quem anteriormente teve um caso amoroso.


Agora são apenas amigas inseparáveis. Uma entrevista concedida a Melissa, uma conhecida jornalista, marca o início de uma amizade entre esta e as duas jovens. Melissa é casada com um ator, Nick, e os quatro entram num mundo frenético de festas de luxo e ambientes sumptuosos

Este é também o ponto de partida para um complexo ménage-à-quatre, mas Frances e Nick tornam-se inesperadamente mais íntimos, e a jovem, até então despreocupada e emocionalmente desprendida, é pela primeira vez confrontada com as suas próprias vulnerabilidades.

Conversas Entre Amigos é a obra de estreia desta jovem autora, que de acordo com o The Sunday Times é um dos melhores livros do ano 2017, tendo vencido vários prémios internacionais.”

Editor: Editorial Presença | Tradução: Manuel Alberto Vieira | ISBN: 9789722362092 | Páginas: 288 | Classificação: 3,5 em 5 Estrelas
Uma leitura com o apoio:

Lê também

Sem Comentários

    Deixar uma resposta