Lifestyle Literatura

Dicas Para Ler Mais

Quando entrei no mundo dos blogues literários sempre me perguntei como pessoas conseguiriam ler mais de 50 livros por ano. Verdade seja dita que após cumprir essa meta não me pareceu assim tão complicado. Depois vi diversas pessoas que conseguiam ler pelo menos 100 livros por ano e aí eu fiquei de boca aberta. Como assim?! As pessoas não dormiam só para ler? Porém, mais uma vez assim que consegui atingir a meta de ler 100 livros num ano pareceu tudo mais simples. 

Em 2018, no início deste ano, eu comprometi-me a ler 100 livros. No ano anterior tinha conseguido ler 100 livros portanto, decidi novamente colocar essa meta. Estejam atentos, vem agora a parte mais divertida. Em cerca de seis meses consegui ler 100 livros, isso mesmo. Completei o meu objetivo do GoodReads de ler 100 livros em seis meses. Quem diria? E agora a minha meta passou dos 100 livros, para os 200 livros lidos durante 2018. Será que até o ano acabar eu conseguirei ler 200 livros? Logo saberemos.

Para quem tem me acompanhado no Instagram tem visto que por vezes eu chego a ler um livro por dia. Ainda a semana passada em quatro dias terminei quatro livros diferentes. Mas como? A verdade é que é possível ler-se tanto, e sem passar noites acordado apenas a ler. É necessário saber gerir o tempo e dar uso a cada minuto vazio que temos.

Então, como sugestão de várias pessoas decidi fazer uma publicação onde dou algumas dicas que vos podem ser úteis.

Aproveitar cada minuto para ler

Normalmente eu gosto de despachar as tarefas diárias logo ao acordar, acordo bem cedo e coloco mãos à obra. Não fico até tarde na cama porque isso deixa-me logo sem motivação para o resto do dia, e quando isso acontece o meu dia é menos produtivo. Depois de despachar todas as tarefas o que faço? Ler!

Qual a melhor hora para ler?

Cada pessoas tem uma hora que costuma ser mais produtivo. Por exemplo, se eu acordar mais cedo e ler durante 1 hora o meu dia é muito mais produtivo. Portanto, acordo e leio sempre durante 1 hora ou menos. Vou despachar tudo o que tenho para fazer e volto a ler mais um pouco antes do almoço ou depois. Durante a tarde como tenho mais tempo aproveito para ler, consigo ler mais durante as 15h e as 17h, é o período do meu dia que consigo ler mais e melhor. Encontrem a vossa hora de maior produtividade, assim conseguem que as leitura fluam melhor.

Cliché: leva um livro para todo o lado

Para todos que estão fartos de ouvir esta dica, digo-vos: quantas vezes se esquecem de um livro em casa e surge um momento perfeito para ler enquanto esperam? Isso mesmo, nunca é demais aconselhar a levar um livro para todo e qualquer lugar. Vou a uma consulta médica? Levo um livro. Vou ao posto dos correios? Levo um livro. Vou ao café? Levo um livro. Na espera pelos transportes? Levo um livro. E muitas outras situações. Andar sempre com um livro ajuda a influenciar na leitura e acima de tudo, ler mais algumas páginas. Mais vale poucas que nenhumas.

Maratonas de domingo

Aos domingos gosto imenso de ler. Todos os domingos tiro a tarde toda para mim e faço uma mini maratona de leitura. Escolho um ou dois livros que queira avançar na leitura e leio cem páginas de um livro e depois leio mais cem páginas de outro. Alterno entre um livro e outro, pois, assim o risco de cair numa ressaca literária é menor. E, como não me causa confusão ler mais que um livro ao mesmo tempo, é o paraíso!

Ler mais do que um livro

Nem todos conseguem ler mais do que um livro ao mesmo tempo. Eu sou a típica doida que dá por si a ler cinco ou seis livros diferentes. Tenho sempre um e-book, um livro físico na mala, dois livros na cabeceira (um livro em inglês e um calhamaço) e um audiobook. Mas como consigo acompanhar tantas histórias, é simples para mim. E foi a única solução que arranjei para não cair em tantas ressacas literárias. Ao mudar de um género para o outro o meu cérebro não fica sobrecarregado com apenas aquele livro. Experimentem a ler dois livros distintos, pode ser que acabem por gostar. E sem dúvida que dá um grande boost nas leituras.

Poupar e ler!

É possível poupar e ler. Há muitas pessoas que conheço que em vez de irem para o trabalho de carro, optam pelos transportes públicos, pois, assim gastam menos dinheiro, ajudam o planeta e podem ler. É uma boa ideia, claro que nem para todos é acessível, mas para aqueles que podem: porque não? Infelizmente não posso optar por esse método, mas quando andava nos transportes públicos eu lia imenso.

Ler antes e depois de dormir

Já referi isto acima mas volto a referir. Diversas pessoas que têm por hábito ler antes e depois de dormir têm um dia mais produtivo e um sono mais descansado. Eu gosto imenso de ler logo que acordo, gosto de ler durante pelo menos 1 hora, mas caso não consiga leio algumas páginas. Antes de ir dormir opto por ler durante meia hora, e afasto-me de qualquer equipamento tecnológico. Consigo dormir mais e melhor. E, assim fico preparada para mais leituras no dia seguinte. Só vantagens!

Adeus Tv!

Já tive uma televisão no meu quarto, via imensos filmes, séries, etc. Perdia tempo a ver publicidades de quase meia hora. Tempo que podia usar para ler. Desde que deixei de ver televisão que tenho lido muito mais. Não deixei de ver filmes e séries, mas guardo um tempo do meu dia para isso. A melhor forma é organizar-se e temos tempo para tudo.

Organização é a chave

Não digo que planeio o meu dia hora a hora. Nem quero. Apenas tenho três horários definidos: a hora que acordo mais aquela hora que fico a ler. A hora que fico a ler antes de dormir mais a hora de dormir. E claro, os horários das refeições. Gosto ainda de ter livre cerca de 1 hora e meia para ver filmes e séries, mas como não faço isto todos os dias acabo por deixar para quando apetece.

Ficar acordado para ler

Não gosto muito desta dica, verdade que já o fiz e faço, mas apenas quando gosto imenso do livro que estou a ler. Sempre que fico até mais tarde a ler no dia seguinte não consigo ler grande coisa. Ao contrário de se tiver uma noite descansada. Portanto, prefiro dormir bem e terminar o livro no dia seguinte.

Estão aqui algumas dicas que utilizo e que sem dúvida alguma foram úteis para conseguir ler mais. A melhor forma é tirar algum tempo para nós e aproveitar para ler. Mas, vou sublinhar que nunca devemos sentir culpados por não ler. Nem sempre temos vontade, e ler não é de todo uma obrigação. Leiam quando sentirem vontade, não leiam apenas porque querem ler x livros naquele mês. Muitos meses leio cerca de dez livros ou mais, enquanto noutro leio cinco ou menos. Não tenho medo de deixar livros a meio, leiam o que vos apetece.

Lê também

6 Comentários

  • Reply
    Angie
    Outubro 9, 2018 at 16:54

    Eu comecei a ler mais e-books quando queria ler muitos dos livros que eram publicados lá fora e nunca chegavam aqui. Lia em e-book porque era muito mais barato, e agora pegou vício e ando sempre com um livro físico e um e-book pronto <3

  • Reply
    Marisa
    Outubro 8, 2018 at 16:18

    Às vezes tento introduzir os ebooks na minha vida, mas ainda não me cativaram. Mas sim podemos sempre ler muito mais, é preciso muita força de vontade, tempo e organização

  • Reply
    Angie
    Outubro 8, 2018 at 11:16

    Próximo ano ainda não sei que objetivo colocar, quero imenso colocar 200 livros, mas sinceramente não quero colocar uma meta tão alta. Provavelmente fico-me novamente pelos 100, ou até menos, depende das voltas que a vida der.

    Obrigada pela tua visita, beijinhos <3

  • Reply
    Raquel Pereira
    Outubro 6, 2018 at 19:42

    Para o ano o meu objectivo literário vai ser definitivamente 100. Tenho de apreender algumas das dicas. Antes de começar a trabalhar lia para caraças, agora chegar a 75 já parece um objectivo distante!
    muitos beijinhos!

  • Reply
    Angie
    Outubro 6, 2018 at 17:56

    Eu antes também nunca acreditava que conseguiria ler tanto, e olha onde cheguei. Nunca pensei vir a gostar de e-books, agora leio imensos e são uma mais valia. Audiobooks não tenho por hábito ouvir muitos, no máximo oiço um ou outro.

    É verdade, passámos imenso tempo nas redes sociais, tempo que podíamos passar a ler. Desde que afastei-me das redes sociais que tenho lido muito mais!

    Obrigada pela tua visita, beijinhos <3

  • Reply
    Marisa
    Outubro 6, 2018 at 10:38

    Ótimas dicas. Eu nunca chegaria a 50 livros num ano. Nem 20, quanto mais. Mas acho que essa parte dos ebooks e audiobooks ajuda a ler mais, só ahe, para mim, isso não é o mesmo que pegar num livro, não me motiva mesmo.

    E adeus redes sociais. Lassa-se muito tempo em redes sociais (contra mim falo) e eaes tempo pode muito bem ser aproveitado em livtos

Deixar uma resposta