Literatura

5 Coisas Que Nunca Deves Dizer a Um Leitor

Todos nós leitores estamos rodeados de pessoas que não entendem a nossa paixão. Não entendem como pode alguém querer passar horas a ler um livro ou até mesmo a coleccionar livros. Conheço várias pessoas que até gostam de gozar com o facto de gostar de ler, e vamos ser sinceros, quem perde são eles. Honestamente acho que o problema é o facto de cada vez menos ser inserida a leitura no vida das pessoas, principalmente os mais novos. 
Por isso, decidi fazer uma pequena lista com coisas que já ouvi e não gostei nada, portanto presumo que vocês acabem por identificar-se também. Isto nunca vai mudar, vamos ouvir várias vezes isto até ao fim dos nossos dias. Ler é uma actividade que é muito desvalorizada, mas o que importa é que poucos ou muitos sempre temos população a ler.
// Porque compras mais um livro? Já não tens tantos? //
Um leitor nunca tem livros suficientes. Digo-vos que quanto mais livros tenho, mais leio. Com uma enorme variedade de livros por onde escolher a próxima leitura acabo por incentivar-me a ler mais. Tenho perfeita noção que nunca irei ler todos os livros que tenho na estante, mas não deixam de ser especiais. Aos poucos lerei um ou outro. Por isso, quando eu comprar mais um livro não me digam que tenho livros suficiente, nunca são suficientes.
// Volta a ler os que já leste //
Imaginem o quanto odeio esta. Imenso! Existem vários livros que já reli, não é um hábito que tenho, um ou outro livro gosto de reler. Mas, existem muitos livros que li à 5/6 anos que agora não me imagino a reler e gostar tanto como na altura. Por isso mesmo prefiro não os reler, deixar na estante e não mudar de opinião quanto a eles. Porém, há livros na minha estante que já reli mais que duas vezes e não mudei de opinião quanto a eles, só gostei mais e mais deles. É assim.
// Qual o sentido de escrever sobre o livro? //
Desde que comecei a partilhar as minhas opiniões no blogue que muitas pessoas que conheço perguntam-me qual o sentido de escrever opiniões dos livros. E por mais que tente explicar eles não entendem. Estou a dar a minha opinião para incentivar a leitura, para divulgar e acima de tudo, para encontrar pessoas que pensem da mesma forma ou de forma diferente. É uma partilha que une muitas pessoas, e claro, para quem não entende nem nunca experimentou parece um absurdo. 
// Impossível ler tanto  //
Oiço isto até de leitores. Desde que ultrapassei a marca de ler 50 livros num ano que todos dizem impossível ler-se tanto. Quando vão entender que o ritmo de leitura vai depender de pessoa para pessoa? Eu prefiro passar várias horas a ler do que a desperdiçar nas redes sociais, portanto é normal que consiga ler tanto. Nada é impossível, basta ter força de vontade e tudo se faz.
// Ler é aborrecido //
Dói imenso quando oiço isto, principalmente vindo de crianças ou adolescentes. Ler é tudo menos aborrecido. Há pessoas que dizem ter lido um livro ou dois mas que não gostaram, isto é resultado de quem leu os livros errados. O importante é descobrir o que gostamos de ler, por vezes ler os géneros errados faz com que a leitura seja tudo menos agradável. Ler não é aborrecido, ler é das melhores actividades para quem precisa estar um pouco sozinho a relaxar.
Vocês identificam-se com o que referi? Nem imaginam a quantidade de vezes que oiço tais comentários, mas é a sociedade que temos. Sinceramente, ainda bem que comecei a ler porque não me imagino a fazer outra coisa para passar o tempo e relaxar. E vocês?

Lê também

8 Comentários

  • Reply
    Angie
    Outubro 14, 2018 at 10:09

    Concordo! Mas as pessoas pensam que podem dizer tudo e mais alguma coisa. É a vida!

    Obrigada pela tua visita, beijinhos <3

  • Reply
    Andreia Moita
    Outubro 10, 2018 at 10:09

    Nunca temos demasiados livros, e acho que "já tens tantos" é a pior frase de sempre que alguém nos pode dizer, ahah!
    https://andreiamoita.pt/

  • Reply
    Angie
    Outubro 9, 2018 at 16:53

    Concordo! Temos de levar cá com cada comentário às vezes xD

    Muitos beijinhos e obrigada pela tua visita <3

  • Reply
    Marisa
    Outubro 8, 2018 at 16:20

    O primeiro e o último são os que mais me irritam, sem dúvida

  • Reply
    Angie
    Outubro 8, 2018 at 11:08

    Verdade, quem nunca teve oportunidade de ter uma relação com os livros nunca vai entender, infelizmente.

    Obrigada pela tua visita, beijinhos <3

  • Reply
    Angie
    Outubro 8, 2018 at 11:07

    Muito obrigada! Quis trazer algo um pouco engraçado e realista, espero ter conseguido.

    Obrigada pela tua visita, beijinhos <3

  • Reply
    Raquel Pereira
    Outubro 7, 2018 at 21:40

    Faço minhas as tuas palavras. Concordei com tudo. Mas lá está, há pessoas que nunca vão entender não só o poderia leitura mas também da ligação que proporciona entre pessoas que são totais estranhas umas para as outras!
    muitos beijinhos

  • Reply
    Vera Marques
    Outubro 7, 2018 at 15:28

    Acho que nunca me identifiquei tanto com um post! Adorei!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

Deixar uma resposta