Literatura Maratonas

Um Guia Para Maratonas Literárias

Setembro 15, 2018
Eu participo em diversas maratonas, tento ao máximo para participar em todas. Porquê? Primeiro porque gosto de ler em conjunto com mais pessoas, aquele sentimento de partilha é incrível. Segundo, ajuda-me imenso a avançar nas leituras. Contudo, assim que terminam as maratonas eu fico quase sempre com uma ressaca literária enorme. Por que motivo? Eu tento ler sempre o máximo, claro, completar o mais número de desafios. Consigo completar grande parte dos desafios, mas termino a maratona com uma ressaca literária. Porém, isto apenas acontece nas maratonas que não me preparo como deve ser. Como assim? Existe uma forma de se preparar para as maratonas? Existe, e eu vou vos ensinar algumas dicas.
// Antes da Maratona //
– Quando escolher a tbr
Assim, para como quase todas as maratonas, é necessário planear uma tbr – lista de livros que se pretender ler durante a maratona. O maior erro que podemos cometer é sem dúvida planear a tbr demasiado cedo. Aconselho a que o façam uns dias antes, no máximo uma semana. Porquê? Porque de uma forma ou de outra aparecem livros que queremos imenso ler, e com a lista já planeada não queremos fazer alterações. Quanto mais em cima da maratona melhor!
O resultado de planear a tbr muito cedo e guardar para depois de a maratona terminar aqueles livros que compras/recebes, é que com o passar do tempo perdes o entusiasmo para os ler e terminam na estante ao lado dos outros que ainda não leste nem sabes quando vais ler. Acontece-me imenso isto, e por mais que eu quero ler os que estão há mais tempo, sinto enorme tentação em ler os mais recentes: acabo por não ler nem uns nem outros. Como mudar isto? Não comprar mais livros até ler todos os que temos em casa. Uma tarefa difícil, mas a única solução.
– O que devo realmente ler?
Ler calhamaços nem sempre é bom. Eu sou aquela pessoa que demora imenso tempo a ler um calhamaço, por isso nunca os coloco nas maratonas. Evito ao máximo colocá-los em projectos com datas definidas. Deixo-os para quando tiver mais tempo, e limito-me a ler livros que sei que não irei demorar muito a ler. Opto por livros com cerca de 300 páginas. O objectivo aqui é ler mais livros, mesmo que sejam poucas páginas. Não ficámos aborrecidos de estar sempre a ler o mesmo, podemos variar e de certa forma sentimos que somos mais produtivos. Outra vantagem: ao ler mais livros ficas a conhecer mais histórias. Só pontos positivos!
– O que colocar na tbr?
Ter uma tbr variada. Com diversos géneros literários, caso te aborreças de ler aquele género podes sempre escolher outro. Nunca faço uma tbr com apenas fantasia ou apenas thriller. Gosto sempre de colocar um romance, um thriller, um young-adult, por vezes até um não-ficção. Diversidade é o essencial para as maratonas. Tenham noção que o objectivo é ler, e por vezes ler pode tornar-se exaustivo.
Os livros de contos podem ser uma grande ajuda nas maratonas. Ultimamente tenho adotado este método. Escolho alguns contos ou livros com menos de cem páginas, para intercalar com as leituras de livros com mais páginas e mais intensos. Ajuda-me a relaxar, e não estou apenas fixada naquele mundo literário. O facto de serem de leitura rápida ajuda-me na produtividade, e sinto-me sempre com mais vontade para ler mais. Ou seja, ler contos ou livros menores vai ajudar a nossa leitura a fluir melhor.
Uma dica que cada vez uso mais é tentar ler continuações durante maratonas. Todas aquelas séries que tenho paradas aproveito para colocar um livro na tbr. É óptimo porque ao ler posso depois despertar o interesse para ler, e quem sabe acabe por terminar a série toda durante a maratona! Recentemente fiz isto para a série de Red Queen e li todos os livros numa questão de meses! Não ficaram anos na estante.  
Para ajudar-vos a entender melhor, decidi fazer uma pequena lista com livros que tenho em conta na hora de fazer a tbr para as maratonas:
– incluir uma continuação
– um livro de leitura rápida (mais ou menos 100 páginas)
– vários géneros literários diferentes
– livro de contos
– um livro que compraste a pouco tempo e queiras muito ler
// Durante a Maratona //
– Ler livros com mais de 350 páginas em maratonas torna-se muito complicado para mim. Portanto evito ao máximo os colocar na minha tbr
– Adoro ler mangás, comics, bandas desenhadas, graphic novels, contudo, há muitas maratonas que não o permitem o que acho totalmente errado. 
– Há pessoas que gostam de audiobooks, e acho óptimo para maratonas.
– Tenham sempre uma tbr de reserva caso vos apeteça ler outro livro.
– Participar com amigos na maratona e fazer leituras conjuntas ajudam a ler mais.
– Tenham snacks enquanto estiverem a ler, o ideal é comida saudável para vos despertar e aumentar a concentração e produtividade.
– Caso estejas aborrecido durante a leitura não te sintas culpado por deixar a leitura de lado durante uns momentos. E, não tenhas receio em abandonar leituras e muito menos por não terminares os livros que pretendias.
– Não passes muito tempo dentro de casa a ler, vai dar um passeio aqui podes dar uso ao audiobook e, porque não ler num jardim? Ou, podes ir até uma biblioteca, vai ajudar-te a entrar no mood.
– Não passes muito tempo nas redes sociais. Quando estou a participar numa maratona eu gosto de utilizar apenas pausas de 10/15 minutos para entrar nas redes sociais e procurar um pouco mais de inspiração para continuar a ler.
– Não ler na cama, porque vais cair na tentação de dormir. É bom fazer uma pequena sesta e recarregar as energias, mas se passares o dia na cama a ler vais sentir-te cansado e dormir mais do que deves não vai ajudar na hora de ser produtivo. Com isto, aconselho a não se deitarem tarde apenas para ler. Deitem-se cedo e acordem mais cedo. Dormir é essencial durante as maratonas.
Está aqui o meu género de Guia Para Maratonas Literárias. São tudo dicas que uso e sei que de certa forma resultam, pelo menos comigo. Participar em maratonas é muito bom, mas nunca coloquem demasiada pressão em cima de vocês. Cada vez que o faço termino as maratonas com um sentimento enorme de vazio e cansaço. Ler o que queremos e podemos, sem pressões. Ler não é uma obrigação, pelo contrário.
Digam-me abaixo que dicas ou truques costumam utilizar durante as maratonas? Como fazem para ler mais durante as maratonas? Por que motivo participam em maratonas literárias?
Entretanto, caso estejam interessados convido-vos a dar uma vista de olhos na minha maratona de Outono. Para verem a publicação da maratona basta clicarem aqui!
  • Reply
    Angie
    Setembro 22, 2018 at 15:50

    De certa forma tenho adotado o mesmo método, gosto sempre de fazer uma tbr pequena, mas saber o que tenho de ler e sentir uma certa segurança de ter um plano. Mas, sem dúvida que ler o que nos apeteça é o melhor numa maratona!

    Obrigada pela tua visita, beijinhos <3

  • Reply
    Angie
    Setembro 22, 2018 at 15:49

    Antes eu também não conseguia terminar tanto livro em tão pouco tempo, mas à medida que participava em mais maratonas e lia mais, o meu ritmo de leitura aumentou e agora consigo ler 5/6 livros quase por semana. Mas se forem calhamaços a história já muda!

    Obrigada pela tua visita, beijinhos <3

  • Reply
    Mariana Leal
    Setembro 16, 2018 at 11:18

    Também gosto muito de participar em maratonas mas, recentemente, tenho alterado a forma como organizo a minha TBR: vou lendo os livros que me apetece e depois vou encaixando nas categorias 😀 É certo que assim é menos provável completar a maioria dos desafios, mas divirto-me muito mais 🙂

  • Reply
    Little Wonderland
    Setembro 15, 2018 at 14:46

    Nunca participei numa maratona literária pela simples razão de eu demorar imenso tempo a ler um livro. Não consigo arranjar tempo ou vontade todos os dias para ler, por mais que adore livros, haha. Para além que gosto mesmo de ler ao meu ritmo. 🙂 Mas gostei imenso do post, é muito útil para quem participa nestas maratonas!
    Fiquei a seguir o blog. 🙂
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

Deixar uma resposta