Literatura Maratonas

Maratona À Beira Mar – Como Correu?

Antes de mais, deixem-me dizer o quanto gostei de participar nesta maratona. Sem dúvida que foi das minhas preferidas e a mais desafiante. Encontrar livros para todos os desafios foi difícil, mas mesmo assim não desisti. Li o que me apetecia, claro, nada de colocar pressões. Quando dei por mim estava a terminar a maratona e nem sabia! Li dez livros para esta maratona, para tentar completar todos os desafios com livros diferentes. Por vezes pensei que não conseguiria terminar, que ficaria por onde estava, mas ainda bem que continuei. Descobri livros e escritores que ficarão para sempre no meu coração.

Mas, vamos lá ver que livros li para a Maratona À Beira Mar?

// Desafios Principais //
1. Ler um livro de um autor português. – Todos os Dias São Para Sempre de Raul Minh’Alma
2. Ler um livro com amarelo, vermelho ou verde na capa/contracapa/lombada (qualquer quantidade). – The Sun and Her Flowers de Rupi Kaur
3. Ler um livro de um autor lusófono (português, brasileiro, angolano, moçambicano…). – Os da Minha Rua de Ondjaki
4. Fazer uma leitura conjunta. – Mentes Poderosas de Alexandra Bracken
5. Ler um livro do Plano Nacional de Leitura (PNL). – Ulisses de Maria Alberta Méneres
6. Ler um livro que te tenha sido recomendado/que tenhas descoberto através do booktube, de blogues, do Wattpad, de amigos, de família… – A Paixão Segundo Constança H. de Maria Teresa Horta

// Desafios Extra //


1. Ler um livro do vosso autor nacional favorito OU ler um livro do vosso autor favorito. – Stalker de Lars Kepler
2. Ler um livro relacionado com História OU ler um livro relacionado com a natureza/que se passe na natureza OU ler um livro de contos. Percy Jackson e a Batalha do Labirinto de Rick Riordan

3. Ler um livro de um autor lusófono que já tenha sido traduzido lá fora (podem ler o livro que foi traduzido ou apenas um livro de um autor que tenha outros livros traduzidos). – O Bom Inverno de João Tordo
4. Ler um livro lusófono que já tenha ganho eu tenha sido nomeado para um prémio. – Todos os Nomes de José Saramago
5. Ler um livro que se passe em Portugal (parcial ou integralmente). – 1001 Coisas Que Nunca Te Disse de Catarina Rodrigues
Estou até muito feliz por ter completado a maratona. Nunca pensei conseguir ler tantos livros, principalmente sendo muitos de autores portugueses. Descobri vários escritores que passei a adorar apenas com um livro, em destaque está Ondjaki e João Tordo. Mal posso esperar pela próxima maratona da Mar.
Entretanto, a maratona tinha desafios de séries e filmes. Mostro-vos abaixo o que vi durante a maratona. Não consegui completar todos os desafios, eu já estava à espera que tal acontecesse, contudo até vi muita coisa!
Consegui sair-me melhor nas séries, a mim torna-se mais fácil ver uma série do que um filme. Das séries que vi adorei a maioria, até descobri algumas que tornaram-se logo as favoritas! Venham ver:


// Desafios Principais //


1. Ver, pelo menos, 5 episódios de uma série ou de várias séries durante a maratona – Vi várias séries, foram mais que 5 episódios claro!
2. Continuar uma série que tens parada há muito tempo – Recomecei a ver American Horror Story e já vi a primeira temporada

// Desafios Extra //

1. Ver uma temporada inteira de uma série – La Foret

2. Ver, pelo menos, um episódio de uma série que alguém te tenha recomendado – Safe

Agora, quanto aos filmes, foi mesmo muito complicado. Eu tentei ganhar coragem e ver um filme, mas a vontade de ler era superior. Sou mesmo muito preguiçosa para ver um filme. Ou eu tenho de querer mesmo e ter muita curiosidade, ou nunca vejo. A maioria das vezes obrigam-me a ver filmes. Estranho?

// Desafios Principais //


1. Ver um filme de um género fora da tua zona de conforto

2. Ver um filme baseado em factos reais

3. Ver um filme baseado numa obra literária – The Great Gatbsy

// Desafios Extra //


1. Ver um filme que pertença a uma saga de filmes
2. Ver um filme que tenha ganho um Oscar
Isso mesmo, apenas vi um único filme e apenas o vi porque estava a passar na televisão e eu queria imenso reviver esta magnífica história. Um dos meus livros preferidos da vida, que pretendo reler e acima de tudo, pretendo rever o filme. Mas, fora os desafios dos filmes, consegui ler imenso e ver imensas séries, o que na minha opinião é muito bom.
Como vos correu a maratona? Viram mais filmes ou séries? Ou, foram como eu, e leram imenso?

Lê também

2 Comentários

  • Reply
    Angie
    Setembro 4, 2018 at 17:38

    Aos poucos estou a ver se começo a ver mais filmes, faço pequenos desafios para mim mesma e acredito que talvez consiga apreciar mais cinema. Eu é que agradeço por teres feito esta maratona, adorei imenso participar e tive oportunidade de descobrir escritores maravilhosos!

    Muitos beijinhos, e obrigada pela visita <3

  • Reply
    Mar
    Setembro 3, 2018 at 18:00

    Angie, parabéns!! Tantos desafios cumpridos! You go girl!! 🙂
    Quero muito ler esse livro da Rupi Kaur, adorei o "Leite e Mel"!
    João Tordo e Maria Teresa Hora são autores a ler no futuro.
    Maria Alberta Menéres era a minha autora favorita quando era miúda!
    Ondjaki <3 já sabes que adoro!
    Quanto aos desafios de filmes, eu antes também não gostava, mas há uns 3 anos ganhei um gosto muiiiiito grande por cinema e agora não vivo sem.
    Muito obrigada por teres participado! Fico tão feliz que te tenhas divertido e que te tenha corrido tão bem! 🙂
    Um beijinho enorme

Deixar uma resposta