Literatura

Literatura | Uma Mãe Perfeita – Aimee Molloy

Setembro 26, 2018
Não tenho certezas quanto ao que sinto a este livro. Foi uma leitura que gostei, isso não posso negar, contudo não se trata de um livro que me tenha marcado assim tanto. Foi um caso de gostei mas não amei. Gostaria de ter gostado mais deste livro, porque sem sombra de dúvida que é um livro intenso. Admito que o enredo e todo o trama é envolvente e dei muitas vezes por mim a querer investigar tudo por mim própria. Porém, senti que houveram imensos momentos em que a história não avançou.
Eu tinha pegado neste livro durante o mês de Julho, tinha lido uns dois capítulos e como a história não me tinha agarrado decidi parar e deixar para outra altura. Decidi que seria em Setembro que daria uma segunda oportunidade a ele, e assim o fiz. Li-o num dia e meio, nem tanto. Podia tê-lo lido muito mais rápido, porque chega a uma certa altura que apanhámos um certo ritmo de leitura e torna-se complicado largar o livro sem o querer terminar. Mesmo quando terminei senti que precisava de mais, contudo achei que faltou qualquer coisa no livro para ele ser perfeito.
Desconfiei de tudo e todos, é de notar que normalmente as pessoas mais calmas nas histórias são aquelas que tramaram tudo. Portanto, fiz muitas teorias e algumas confirmaram-se e outras não. Foi divertido ver que mais personagens faziam o mesmo, criavam teorias e cada vez mais descobriam assuntos que nem estavam relacionados com elas. Foi esta parte que gostei imenso, a escritora não se preocupou apenas em contar o rapto da criança, quis mostrar como um acontecimento trágico podia influenciar a vida de tanta gente. Um livro intenso.
Uma história complicada, com muita dor, preocupação e acima de tudo, amor. A escrita da autora ao início foi complicado habituar-me, mas aos poucos lá consegui gostar. A forma como a autora dá-nos a conhecer o ponto de vista de diversas mães, todas diferentes e com encargos diferentes. Ver as mães a tentar cuidar dos filhos, mas sempre com medo de que podia acontecer a elas. Ver o receio de deixar os livros com desconhecidos, ou até mesmo de afastar uns segundos dele. Notou-se o pânico que um simplesmente aconteceu espalhou por todas as mães. Ver que cada mãe tinha os seus problemas para lidar com a maternidade, ver que nem sempre é como dizem nos livros. Um livro que retrata muito bem a maternidade e os primeiros tempos após o nascimento de um bebé. Foi um mundo totalmente novo e que gostei imenso explorar. Li poucos livros de maternidade, e que falassem acerca disso, um ou outro, mas este abordou o tema de uma forma bombástica. 
Foi complicado entrar na história, mas assim que entrei na história tudo se desenrolou. Li, gostei e recomendo. Quando terminei a leitura estava indecisa entre as três estrelas e meia e as quatro estrelas, mas acho que este livro merece as quatro estrelas. O ponto que me fez mudar de ideias foi a forma como a escritora abordou a maternidade. São quatro estrelas e bem merecidas.
Sinopse: “Quatro amigas encontram-se num jardim em Brooklyn, Nova Iorque. São mães há pouco tempo e debatem-se com as exigências das suas novas vidas. Colette é escritora e sonha em dedicar mais tempo à família. Nell é especialista em cibersegurança e quer fugir a um passado sombrio. Francie pretende ser mãe a tempo inteiro e, assim, expiar segredos antigos. E Winnie, atriz famosa… 

Winnie quer apenas o filho de volta. 
É que alguém aproveitou a única noite em que as amigas saíram sem as crianças para raptar o pequeno Midas. E agora que a investigação policial parece ter chegado a um impasse, Nell, Colette e Francie unem-se, determinadas a encontrá-lo… mesmo que tenham de agir a coberto das sombras. 
Colette está a escrever um livro que lhe dá acesso a ficheiros policiais confidenciais. 
Nell utiliza os seus dons de hacker para invadir sites privados. 
Francie assiste a um talk-show sensacionalista que ninguém admite ver mas que segue obsessivamente o caso e transforma o rumo das vidas de todas. 
E há ainda um pai. Um enigmático e afetuoso pai…”


Editor: Edições ASA | ISBN: 9789892342351 | Páginas: 336 | Classificação: 4 em 5 Estrelas

Uma leitura com o apoio:

    Deixar uma resposta