Ler os Nossos Ler Saramago Literatura Projetos Literários

Ler Os Nossos + Ler Saramago | Como Correu?

No mês de Julho participei pela primeira vez em dois projectos diferentes organizados pela Cláudia d’A Mulher Que Ama Livros. Um deles foi o Ler os Nossos que consiste em ler livros de autores portugueses, e o outro consiste em ler livros de Saramago Ler Saramago. Participei nos dois projectos sem saber ao certo como poderia correr. Eu não leio muitos livros de escritores portugueses, leio um ou dois, mas nunca passou muito disso. Participar neste projectos foi atirar-me de cabeça. Em toda a minha vida apenas tinha lido o Memorial do Convento e foi por causa do secundário, e sinceramente não tinha grande relação com José Saramago.
Porém as coisas mudam. Li o livro Todos os Nomes de José Saramago para o projecto, e à medida que avançava na leitura apercebi-me de uma coisa. Eu tinha gostado do Memorial do Convento. Há livros que só entendemos o quanto eles são bons passados alguns bons meses, só comigo que acontece? Em outra mão, eu não estava a gostar nada de ler Todos os Nomes. Não foi um livro para mim, não consegui identificar-me e não consegui sentir prazer na leitura. Se vou dar mais uma tentativa a Saramago? Vou, inclusive durante o mês de Julho comprei O Ano da Morte de Ricardo Reis para ler e ver se gosto. 
E o Ler os Nossos? Se a meio do mês eu estava quase a pensar desistir, no final do mês senti-me grata pelos livros que li. Foram quatro livros que li para o desafio, e houveram pequenas mudanças na minha tbr original. Consegui completar os quatro desafios propostos pela Cláudia e senti-me feliz.
Os livros que estavam na minha tbr original eram o seguintes:
– Um livro comprado recentemente: Todos os Dias São Para Sempre de Raul Minh’alma
– Um autor português recomendado por alguém: A Paixão Segundo Constança H. de Maria Teresa Horta

– Um título que não te parece minimamente interessante, mas vais arriscar: A Relíquia de Eça de Queirós

– Um livro que te custou uma pechincha: Uma Senhora Nunca de Patrícia Muller

Apenas mudei o terceiro desafio, comprometi-me a ler Eça de Queirós, mas sinceramente não estava a apetecer-me nada. Alterei para um livro de João Tordo, O Bom Inverno. Tinha comprado o livro apenas porque estava barato e queria experimentar João Tordo. Na altura nem o título nem a sinopse chamavam muito a minha atenção, mas como queria dar uma chance ao Tordo lá li. E fiz bem em alterar porque eu amei completamente o livro.

Como já disse, li os quatro livros para os quatro desafios, contudo, consegui ler mais alguns livros de escritores portugueses:

1001 Coisas Que Nunca Te Disse de Catarina Rodrigues
Ulisses de Maria Alberta Méneres
À Beira do Lago dos Encantos de Maria Alberta Méneres

De todos os livros que li para o Ler os Nossos, o que mais gostei foi A Paixão Segundo Constança H. de Maria Teresa Horta, e não muito atrás ficou O Bom Inverno de João Tordo. Uma surpresa foi Uma Senhora Nunca, gostei do livro, pensei que não seria o meu género mas surpreendeu. O livro da Catarina Rodrigues foi outra boa surpresa, fiquei rendida a este livro. Quanto ao Ler Saramago, já sabem que não gostei muito de Todos os Nomes, infelizmente não resultou comigo. Fica para a próxima! 
Tanto o Ler os Nossos como o Ler Saramago correram bem. Não tinha muitas expectativas, deixem-me levar e lia o que apetecia-me e quando apetecia-me. Não houve pressões, nem quis terminar os desafios antes que todos. Limitei-me a ler. Diverti-me, e descobri livros que nunca pensei vir a ler e muito menos a gostar. Próxima edição destes projectos podem já contar comigo! Vou participar com todo o gosto, e se estes projectos serviram para algo foi para dar-me motivação para ler mais livros de autores portugueses e ler mais de Saramago.

Lê também

2 Comentários

  • Reply
    Angie
    Agosto 2, 2018 at 17:53

    Quero ainda pelo menos ler mais uns 3/4 dele que tenho interesse. Vou já colocar na wishlist os livros que referiste! Não queria desistir, mas há escritores que infelizmente não são para nós. Vou dar várias oportunidades até encontrar o livro certo xD

    Obrigada pela tua visita, beijinhos <3

  • Reply
    Ensaio sobre o Desassossego
    Agosto 2, 2018 at 13:40

    Como apaixonada pela literatura de Saramago, digo-te (imploro-te!) para não desistires dos seus livros. E recomendo-te o "Ensaio Sobre a Cegueira" e "As Intermitências da Morte", dois livros incríveis e dos meus favoritos. Não desistas 🙂

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

Deixar uma resposta