Desenvolvimento Pessoal Lifestyle

15 Lições Que Aprendi Com o Tempo

Para 2017 não planeei muito, apenas fiz uma pequena lista com o que pretendia mudar, o mesmo de sempre. Para 2018 eu disse que iria ser diferente. Pretendo organizar-me melhor, tentar ao máximo completar os meus objetivos e além do mais, quero aproveitar bem este ano.

Acho que 2017 foi o ano mais desafiante para mim. Aconteceu tanta coisa, a vida colocou-me tantas vezes à prova, sinto que vivi cinco anos em apenas um ano. Chorei, ri, aprendi. Foi o ano que mais marcou-me, tanto da forma positiva como negativa. Perdi a pessoa mais especial para mim, várias pessoas entraram na minha vida, muitas pessoas saíram da minha vida, ganhei grandes amizades, da mesma forma como perdi várias amizades, e muitas amizades tornaram-se mais fortes. 
Até agora 2018 tem sido incrível, uma montanha-russa verdade, mas com imensos desafios e aprendizagens. Até agora posso dizer que está a ser um ano esplêndido. Já consegui completar muitos desafios, e acredito que muitos mais serão completados até ao final do ano. Então, como estou a participar no projeto LEDA, decidi trazer uma pequena lista com lições que aprendi até agora.
1. É preciso passar tempo sozinho
Passar tempo sozinho é essencial, principalmente quando precisámos de tomar certas decisões. Necessito de imenso tempo para mim, preciso de ficar várias vezes sozinha com os meus pensamentos. Apenas quando estou sozinha e no meu mundo consigo tomar boas decisões e consigo decidir o que realmente quero e preciso. Adoro tirar tempo para mim, planear o dia seguinte, pensar no futuro, ou até mesmo aproveitar um bom livro. Estar sozinho ajuda-nos a descobrir mais sobre nós mesmos.
2. Não ter medo da mudança
Detesto sair da minha zona de conforto. Porém, sempre que o faço sinto-me cheia de vida. Tudo aquilo que não conheço e não posso controlar assusta-me tremendamente. Já tive várias vezes de mudar certos aspectos na minha vida, desde rotinas a pensamentos. É a mudança que nos desafia a ser melhores e a crescer. Por vezes, precisamos de mudar para conseguir estabilidade na vida.

3. Só o meu sim importa!
Eu sempre vivi da opinião dos outros e uma necessidade de ter a aprovação dos outros. Mas, este ano tive de muitas vezes ignorar a opinião dos outros e viver apenas com o meu sim, e chega. Quero alguma coisa? Faço, não preciso da aprovação dos outros. Não preciso de dar justificações a ninguém. A vida é minha e sou eu quem decide.
4. Por vezes não é a resposta certa
Esta lição encontra-se relacionada com a anterior. O medo de dizer não aos outros. Por vezes hesito, gosto de ajudar todos sempre que posso, contudo, existe sempre aquelas pessoas que abusam da nossa bondade. Pensar bem antes de dizer sim é valioso. As consequências que um simples sim pode ter na nossa vida… Não por vezes é a palavrachave para uma vida melhor. Não somos obrigados a fazer nada contra a nossa vontade. Não queres fazer algo? Diz não. Tu decides.
5. Não preciso de um avião para viajar
Para a maioria das pessoas viajar implica passar horas sentado num avião para um destino qualquer. Eu gosto de viajar, quero ir a todo o lado. Descobrir culturas novas, aprender novas línguas, novas experiências. Contudo, várias vezes esquecemos que nem sempre precisámos de gastar muito dinheiro, nem é preciso a preocupação de chegar a tempo ao aeroporto. E que tal um passeio pela nossa cidade? Com toda a certeza vamos descobrir algo novo que não conhecíamos. Podemos falar com as pessoas e trocar ideias. Um passeio com olhos de turista faz a diferença, experimentem. 
6. Nem sempre podemos seguir os sonhos
Vivo de sonhos. Sempre com a cabeça na lua, olá sou eu. Um dos meus sonhos é escrever um livro, quem não? Porém, é um sonho que preciso de abdicar de imenso tempo para o pôr em prática. Não é algo que se consiga em apenas meses, é algo que pode demorar anos. Vou deixar o sonho de escrever um livro de lado, até que apareça a oportunidade certa, e vou seguir outros sonhos menores como, por exemplo, construir a minha biblioteca privada!

7. Tudo acontece por um motivo
Já devem ter ouvido isto mil vezes, mas é a mais pura das verdades. Muitas vezes sinto-me injustiçada para com a vida. Os outros conseguem e eu não, porquê? Porquê acontece-me tanta coisa má? Que mal fiz eu numa outra vida? Reclamar com a vida como se ela tivesse culpa. Tento sempre pensar no que poderei aprender com tal situação, que pode trazer de bom para a minha vida. Pensar positivo sempre. Sei que tudo acontece por um motivo, se aconteceu é porque tinha de acontecer. Não posso mudar o que está destinado a ser. Estamos cá para aprender, se assim não fosse não teria piada, certo?

8. O que precisas aparece no momento certo
Outra frase que já ouviram imensas vezes. Quantas vezes fazemos birra só porque queremos algo naquele exato momento? Eu, várias vezes, principalmente para comprar livros. Tantas coisas que já fiz por impulso, desde compras a decisões. Tudo porque agi de cabeça quente. Esperar, é o certo a fazer. Tudo a seu tempo. Quando menos esperares terás aquilo que tanto querias, e quando a tiveres provavelmente já nem achas que te faz falta! Mais alguém assim? Eu, infelizmente. Algo que mudarei em 2018.
9. Vale sempre a pena dar o nosso melhor
Gosto sempre de dar o meu melhor em tudo o que faço. Mas, muitas das vezes sinto que o meu esforço não vale a pena. Tanto trabalho para quê? Sinto-me muitas vezes desmotivada à custa disto. Sinto que o meu trabalho não será recompensado. Preciso deixar de pensar assim. Tudo o que faço será recompensado de uma forma ou de outra. Todo o meu esforço vale a pena.
10. Ser melhor todos os dias 
O nosso maior erro é ficarmos pelo que já somos. Ficar pelo habitual não é nada engraçado. Gostam de viver da rotina? Eu não. Gosto de fazer algo diferente e que posso tornar-me uma pessoa melhor todos os dias. Todos os dias devemos lutar para ser melhores. Trabalhar mais, rir mais, ajudar mais, aproveitar mais, amar mais, sonhar mais. Para quê ficar pelo já fiz o suficiente quando posso ser uma pessoa melhor e marcar a diferença? Estes pequenos detalhes irá mudar a nossa vida de uma forma extraordinária. Saber que dei o meu melhor todos os dias fará com que consiga dormir melhor à noite com uma sensação de satisfação.

11. Fazer mais do que nos faz bem

Uma forma de conseguirmos sentir satisfação com a vida é sem dúvida fazer aquilo que gostamos. Todos os dias devemos fazer aquilo que gostamos e aproveitar ao máximo. Se gostas de ler, lê. Gostas de dançar, dança. Gostas de contar piadas, conta. Gostas de sonhar, sonha. Tudo o que mais te dá prazer fazer: faz! Aproveita os dias ao máximo e faz o que te dá mais gozo.


12. Adeus toxicidade!

Retirei imensa coisa da minha vida em 2017 que fazia-me mal. Deixava-me noites a fio sem dormir a pensar em coisas que só me faziam mal, ou até mesmo não traziam nenhuma felicidade para mim. Deixei os maus hábitos de lado e mudei. Mudança é necessário, nunca esqueçam. Pensei bem em tudo e deixei apenas o que fazia-me feliz e sabia que iria sentir falta. Desde objetos a pessoas, tudo. Há que saber o que trará estabilidade à nossa vida. Desapegar é o termo chave aqui, e acreditem que depois deste detox irão sentir-se muito melhores e leves.

13. Objetivos a curto prazo são os melhores
Tenho vários sonhos, já devo ter referido isso. Muitas das vezes concentrava-me apenas no objetivo principal e não chegava a lado nenhuma. Porquê? Porque para chegar a qualquer objetivos existem várias etapas. Então, comecei apenas a fixar-me nos objetivos a curto prazo que futuramente darão origem ao objetivo principal. Desta forma, pouco a pouco estaremos mais próximos de conseguir o que queremos e nem daremos conta disso. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo. Calma, uma coisa de cada vez. A pressa é a inimiga da perfeição! Quanto mais pressa temos menos coisas fazemos.

14. Somos mais fortes do que pensamos

Quantas vezes sentimos a sensação de que somos fracos? Várias vezes. É nestas alturas que pensamos que somos um nada comparados aos outros. Mas não. Somos mais fortes do que pensamos. Não podemos nos comparar a ninguém porque somos todos diferentes. Se acreditarmos, conseguimos tudo. Acreditar é o segredo. Não conseguiste da primeira? Volta a tentar, desistir é fácil, mas não traz satisfação a ninguém. Tenta até conseguires. 


15. Organização é a solução

Desde que comecei com o blogue que tive de adotar uma certa organização. Não sou tão organizada quanto queria, contudo, aos poucos lá chegarei. Tenho de organizar a vida com o blogue. Ter tempo para tudo às vezes é complicado, mas aprender a gerir o tempo todo é a chave para o sucesso. Se o dia tem 24 horas para mim às vezes tem 25 horas. Mas é assim, esforço ao máximo e organização, estamos no caminho certo. A organização gera mais tempo para mim e consigo estar menos preocupada com o que tenho de fazer. Consigo sentir-me mais livre e feliz.

Foram apenas, algumas das lições que aprendi até agora, claro que existem muitas mais que já devem ter ouvido. Apenas quis falar daquelas com as quais eu mais me identifico. Aguardo o vosso feedback, identificam-se com alguma? Têm alguma lição para dar a conhecer?

Lê também

Sem Comentários

    Deixar uma resposta