Literatura

Literatura | As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky

Desde que me recordo que quero ler este livro. Nunca vi o filme, já ouvi falar muito do filme mas nunca senti a necessidade de o ver, até agora. Até porque queria ler o livro primeiro. Sempre achei estranho ainda não ter sido publicado cá este livro, um livro que lá fora é muito falado. Assim que soube que iria ser finalmente traduzido cá não resisti. Eu sabia que precisava de ler este livro, ainda mais por ser um livro publicado no ano do meu nascimento. 

Sabia alguns detalhes da história de Charlie, mas mesmo assim quando comecei a ler foi como se não soubesse nada. Uma história incrível com uma personagem incrível. O formato como o livro encontra-se escrito é impressionante, senti mesmo que o Charlie falava comigo, senti-me parte da história. Consegui identificar-me muito bem com Charlie, o que ele passa durante a sua adolescência é situações que qualquer um passa ou conhece quem passou. Tenho de admitir que da maioria dos livros com adolescentes que li, este foi aquele que mostrou ser o mais real. 

Charlie, um rapaz muito engraçado. O facto de ao longo do livro ele falar de diversas obras literárias que lê chamou logo a minha atenção. Desde Hamlet a The Great Gatsby. Livros que qualquer um conhece. Foi incrível vê-lo a partilhar algumas das suas ideias e interpretações quanto aos livros. Outro ponto a favor do Charlie, foi a sua inocência. A sua forma de ser tão leve, faz com que eu sinta inveja dos tempos de adolescente em que só me preocupava em ler e nada mais. 

As restantes personagens são bem caracterizadas e cada uma com um papel fundamental tanto na história como na vida de Charlie. Normalmente, e agora o que anda na moda nestes livros de adolescentes, é colocar pais ausentes, como se os filhos fossem independentes. Neste livro vimos um papel importante dos pais, seja na hora de confortar Charlie ou até mesmo no dia a dia. Adorei os irmãos de Charlie, tanto um como o outro têm impacto na vida de Charlie. Os seus amigos, que pensei que iam dar mais dores de cabeça do que deram, são aquele género de amigos que queremos manter para a vida.

Temos aqui um livro que recomendo a leitura a todos, especialmente adolescentes. Acredito que vão identificar-se imenso com Charlie. Eu, que basicamente já ultrapassei esta fase de secundário, ainda me identifico com Charlie. É uma leitura leve, perfeita para o verão. A escrita é fluída, não dei pelas páginas voarem. Quis prolongar a leitura, quis desfrutar de Charlie e do seu mundo. Não há simplesmente palavras para descrever o quanto gostei deste livro. Das melhores novidades que a Leya podia trazer para nós. Um livro que todos têm de ter na estante. Do que estão à espera? Vão ler As Vantagens de Ser Invisível.

Sinopse: “Charlie tem 15 anos e ainda sonha com o primeiro beijo. Tímido, introvertido, não tem qualquer amigo. Acaba de entrar no décimo ano e já conta os dias que lhe faltam para acabar o secundário. Olha à sua volta e sabe que não pertence a nenhum grupo. É apenas um miúdo sensível, com uma inteligência superior à média, dividido entre viver a vida ou fugir dela. Na dúvida, prefere ser invisível, como uma flor no papel de parede, que está lá mas em quem ninguém repara. Não se vai manter invisível durante muito tempo. Sente a pressão do primeiro encontro, da primeira namorada. Em seu redor há festas, sexo, drogas e um suicídio que o marca para sempre. Mas há também Sam, uma finalista por quem se apaixona perdidamente. E o meio-irmão dela, Pat, que é homossexual mas ninguém sabe. Os dois vão acolher Charlie, iniciá-lo num mundo de descobertas, guiá-lo ao longo dos misteriosos anos da adolescência.

As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky, é uma obra de enorme ternura, por vezes cruel, e sempre de uma sinceridade desarmante. Charlie abre-se ao leitor, revela os seus medos, angústias e o terrível segredo que o acompanha desde a infância. Várias vezes premiado, e também censurado em algumas escolas e bibliotecas dos Estados Unidos, foi adaptado ao cinema pelo próprio autor, num filme da MTV, com Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller nos principais papéis.”


Editor: Lua de Papel | Tradutor: Raquel Dutra Lopes | ISBN: 9789892342795 | Páginas: 264 | Classificação: 4 em 5 Estrelas

Uma leitura com o apoio:

Lê também

2 Comentários

  • Reply
    Angie
    Julho 13, 2018 at 11:57

    Sempre quis ler, mas nunca tive oportunidade. Agora finalmente li e apaixonei-me! Mal posso esperar para ver o filme!

    Obrigada pela visita, beijinhos!

  • Reply
    Ensaio sobre o Desassossego
    Julho 10, 2018 at 18:08

    Li este livro em inglês, precisamente, no secundário e adorei!! Recomendo-te a veres o filme, também vale muito a pena.

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

Deixar uma resposta