Literatura Novidades

Novidade | Fora de Si – Sasha Marianna Salzmann

Nas livrarias no dia 29 de Maio
Título: Fora de Si
Autor: Sasha Marianna Salzmann
Editor: D. Quixote
ISBN: 9789722065153
Páginas: 424
PVP: 18,80€
Sinopse: Desde sempre que os gémeos Alissa e Anton formam um par. No velho apartamento de duas assoalhadas de Moscovo não têm outro remédio senão agarrar-se um ao outro durante as cenas de violência entre pai e mãe. Mais tarde, à espera da autorização de residência na Alemanha Ocidental, percorrem juntos os corredores do lar de refugiados, entrando em quartos alheios para roubar cigarros e cheirar frascos de perfume. Ainda mais tarde, quando Alissa abandona o curso de Matemática em Berlim por sentir que isso a distrai dos treinos de boxe, Anton desaparece sem deixar rasto. Até que chega um postal de Istambul – sem texto e sem remetente ou morada –, mas é o sinal de que Áli precisa para ir em busca do irmão.

É já na cidade banhada pelo Bósforo que a rapariga evocará a história da sua família ao longo de um século e descobrirá que, quanto mais investe na procura de Anton, menos sentido as coisas parecem fazer – a língua materna, a pátria, o género – e talvez só consiga um todo coerente se sair para fora de si.


O presente romance – intenso, ousado e político – foi nomeado em 2017 para o Prémio do Livro Alemão (nomeação raríssima numa obra de estreia), venceu o Prémio Jürgen Ponto e foi traduzido em mais de uma dúzia de línguas.


Quem nos diz quem somos? No romance Fora de Si, Sasha Marianna Salzmann explora esta questão, mostrando como a vida é um imenso desafio e os nossos anseios muitas vezes insaciáveis.


Fora de Si é a história de como alguns episódios do século XX influenciaram decisivamente o novo milénio. Conta a história de quatro gerações de uma família – a história do anti-semitismo latente e indisfarçado na União Soviética; a história da emigração e da esperança de uma vida melhor num país estrangeiro; a história de uma geração educada no país de acolhimento que perdeu o rasto da pátria e procura, mesmo assim, um lugar de pertença; a história de uma busca: de um irmão desaparecido, de auxílio, de identidade e, claro, de resposta para a pergunta: quem somos?


O romance vai de Odessa, na época da Revolução Russa, até Istambul, nas vésperas do golpe de Estado de 2016.

Lê também

2 Comentários

  • Reply
    Angie
    Junho 4, 2018 at 17:11

    Também estou muito curiosa quanto a este livro, sinto que ele pode ser uma leitura muito interessante! Mal posso esperar para o ler <3

  • Reply
    Coisas de Feltro
    Maio 26, 2018 at 18:43

    Fiquei com vontade de ler. Parece uma história bastante interessante!

Deixar uma resposta