Literatura

Literatura | Carrie – Stephen King

Outubro 9, 2017
Edição/reimpressão: Agosto 2017
Editor: 11 x 17
ISBN9789722534529
Páginas: 272

Sinopse: Carrie era a ave rara da escola e o alvo da chacota e da maldade dos outros adolescentes, que passavam a vida a pregar-lhe partidas. Maltratada e brutalmente reprimida pela mãe, uma fanática religiosa para quem tudo é pecado, Carrie direccionava as suas energias para os objectos, fazendo-os moverem-se apenas com o poder da mente. Quando o rapaz mais popular da escola a convida para o baile de finalistas, a tímida Carrie começa a ver-se a si própria de maneira diferente e a ganhar confiança. No entanto, um ato de uma crueldade indizível mudará para sempre o rumo das coisas. Ao ser vítima da mais terrível das humilhações, Carrie liberta por fim todo o seu poder, transformando-se numa arma de terror e destruição. E enquanto todos os presentes no baile se riem dela, as portas trancam-se de repente e o riso depressa dá lugar aos gritos de medo e horror…”

Opinião: Eu sou grande fã se Stephen King e apenas tendo lido uns quatro livros dele. Não há como não gostar das histórias de Stephen King. A sua escrita é deveras maravilhosa e nem se fala da mente espectacular que ele tem! 

Tinha assisto ao filme Carrie e sempre tive certa curiosidade para ler o livro, este que foi o primeiro livro do escritor e um dos mais conhecidos. Nunca encontrei uma edição portuguesa que me satisfizesse, mas graças à editora 11 x 17, encontrei uma edição linda e que precisava obrigatoriamente de ter na minha estante. 

Devo admitir que o livro não foi tão bom quanto esperava. É um livro relativamente curto a comparar com outros do escritor. Trata-se do primeiro livro, como já referi, e claro que desde da publicação deste livro ele já evoluiu imenso. Nota-se uma grande diferença ao nível de escrita, mas não se trata de nada de outro mundo. Não deixa de ler uma leitura agradável, recomendo para quem quer começar Stephen King. 

Eu já conhecia o enredo, praticamente todos devem conhecer ou ter uma simples ideia. Vi o filme apenas uma vez e admito que gostei. Li o livro e admito que o filme foi bem conseguido. O filme é igual ao livro! Parece impossível, mas é totalmente igual. Claro que alguns detalhes são diferentes, mas não podemos reclamar de tudo. 

A história de Carrie é impressionante. Pensámos que trata-se apenas de ficção, mas se prestarmos atenção vemos que isto acontece. Quantas pessoas são vítimas de bullying e muito mais. Temos aqui o exemplo de uma adolescente que podia ser qualquer um de nós. O livro não assusta, não é aquele terror que nos deixa com suores frios, contudo, é um livro com bastante carga emocional e psicológica. Por vezes é complicado lidar com a mãe de Carrie e até mesmo com a forma que os colegas na escola a tratam. 
A personagem que menos gostei foi sem dúvida a mãe de Carrie. A relação de ambas é assustadora. Sendo a mãe de Carrie uma fanática religiosa e com medo de tudo, faz com que Carrie não tenha conhecido de acontecimentos básicos e naturais. Isto tudo acaba por levar com que o bullying por parte dos colegas aumente e ela acabe por não aguentar mais. 
A mensagem principal deste livro é: tudo o que fazemos tem consequências para outra pessoa. Tudo o que dizemos, mostrámos, acreditamos. Tudo tem consequências. Se não temos cuidado podemos desencadear situações graves. Foi o que aconteceu, tudo o que aconteceu a Carrie agravou a sua situação e com o seu poder – telecinética -, acabou por acontecer uma grande catástrofe. 
O livro mostra uma mensagem actual sobre o bullying, os fanatismos, os comportamentos dos jovens, as responsabilidades sociais, a família, escola, amigos. Este livro, é aquele livro que todos devem ler. Vai ficar para sempre marcado na minha memória, e aprendi imenso com esta leitura.
A Minha Classificação: 3 em 5 estrelas
Uma leitura com o apoio da:
  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 16:03

    Nem todos os livros de Stephen King têm muito terror, outros tem mais que outros. Não se preocupe com o terror, isso acaba por ser algo a que nos habituámos!

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 16:02

    Eu estou tão habituada a ler livros enormes de Stephen King que achei este muito pequeno e com pouco terror e história. O escritor podia ter explorado a história de uma melhor forma!

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 16:01

    Os filmes eu apenas assisti ao mais antigo, curti imenso do filme. Mas o livro não foi bem o que eu esperava! Mas não deixa de ser um bom livro <3

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 16:01

    É das histórias mais conhecidas de Stephen King, e as mensagens que passa é simplesmente incrível <3

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 16:00

    Leia! Acredite que vai gostar!

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 16:00

    Se gostou do filme com certeza também gostará do livro!

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 15:59

    O terror por vezes consegue passar mensagens muito boas ao leitor, é por isso que eu gosto de terror, parece que é tudo mais intenso

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 15:58

    A única coisa que gostei do livro foi mesmo as mensagens que passavam ao leitor

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 15:58

    É perfeita para quem quer começar a ler Stephen King porém não acho que seja o melhor do autor

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 15:57

    São muitos bons os livros do autor, recomendo imenso. Espero que para breve consiga ler algo de Stephen King <3

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 15:56

    Eu assisti ao filme, o mais antigo, e gostei. Por isso decidi ler o livro, porém fiquei um pouco desiludida. Quero imenso assistir ao filme mais recente para ver que acho, mas estou um pouco com receio

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 14:24

    É a sua opinião, eu acho que os livros de terror são os melhores!

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 14:19

    Dê uma chance, quem sabe passe a gostar da escrita de Stephen King

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 14:12

    Concordo, os livros conseguem ser caros, principalmente quando são de autores muito conhecidos

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 14:09

    Compreendo! Antes também não gostava muito de terror, mas agora adoro!

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 14:06

    Recomendo todos os livros de Stephen King, mas daqueles que li recomendo "O Retrato de Rose Madder" e "A Hora do Vampiro", adorei estes e foram incríveis!

  • Reply
    Angie
    Novembro 18, 2017 at 14:02

    Eu adorava ler o máximo de livros de Stephen King que conseguisse, mas sabemos que é complicado! Estava a espera de gostar mais deste visto ser o mais conhecido do autor, mas não foi o caso!

  • Reply
    Thayenne Carter
    Outubro 25, 2017 at 00:51

    Olá,

    King é um autor que desperta minha curiosadade, e até tenho um livro dele na estante, mas até agora não consegui ler nada dele. Não sou fã de terror e por isso esse livro não me atrai, na verdade sou bem medrosa para o gênero e sempre fujo desse tipo de leitura. Quem sabe outra pessoa não possa aproveitar melhor a dica né.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

  • Reply
    Bruna Costabeber
    Outubro 23, 2017 at 23:49

    Olá, tudo bem?
    Já li esse livro e tive a mesma impressão que você: apesar de amar a escrita do King, esperava muito mais desse livro. Acho que foi a narrativa dele que não me ajudou, sabe? A questão de ser uma investigação e as pessoas afirmarem as coisas me incomodou muito.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

  • Reply
    Tamires Marins
    Outubro 18, 2017 at 17:14

    Que pena que o livro não foi tão bom quanto você esperava. Eu vi as adaptações, a com a Sissy Spacey e a com a Chloe Moretz, e curti ambas. Nunca li o livro, mas um dia lerei. Essa capa é linda, não conhecia essa edição!

    Beijocas
    – Tami
    http://www.meuepilogo.com

  • Reply
    Polly - Entre Livros e Personagens
    Outubro 16, 2017 at 17:08

    Olá, tudo bom?
    Acredita que não sabia nada sobre essa história?! Pois é! Curti muito saber da abordagem dessa premissa de que tudo o que fazemos tem consequências na vida de outra pessoal, por mais banal que pareça para nós. Curti saber que aborda temáticas como bullying e fanatismo. Adorei sua resenha, sugestão anotada!
    Beijos!

  • Reply
    Livreando
    Outubro 16, 2017 at 02:55

    Tenho a mesma curiosidade em conhecer essa obra, assim como você. Já assistir o filme e remakes referente a essa obra e gosto bastante, mas a leitura, é algo que ainda não consegui.
    Bjim!
    Tammy

  • Reply
    Nay Sartor
    Outubro 15, 2017 at 18:08

    Oie!

    Estou louca para ler esse livro do tio King, com certeza irei gostar até porque já assisti ao filme e gostei bastante, e com certeza ele evoluiu bastante em suas histórias desde o lançamento dessa obra, é só olhar a grossura dos livros dele kkkk

    Bjss

  • Reply
    Dayhara Martins
    Outubro 15, 2017 at 14:12

    Eu sou do tipo medrosa, nunca vejo filmes de terror, e não imaginava que ele trazia essa mensagem. É muito bacana quando isso acontece, que apesar de ser um terror, algo relativamente pesado, tem uma mensagem importante que nos leva a refletir.

  • Reply
    Ivi Campos
    Outubro 15, 2017 at 11:07

    Tenho muita curiosidade para ler o livro porque as duas versões de filmes que vi dele, não me impressionaram tanto quanto falam que o livro impressiona. Acho que a mensagem de bullyng e fanatismo sempre será pertinente, infelizmente.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

  • Reply
    Jéssica Christina
    Outubro 14, 2017 at 20:24

    Oie, tudo bom?
    Eu ainda não li nada do Stephen, mas acho essa história perfeita para começar. Por não ter TANTO de Supernatural e mais de realidade, com um toque de terror, eu quero muito conferir a obra e me jogar na narrativa do mestre do terror. Adorei a resenha!

  • Reply
    Livros & Café
    Outubro 13, 2017 at 02:01

    Oi, tudo bem??

    Até hoje nunca li nada do autor. Tenho muita vontade, mas até agora não tive a oportunidade. Só assisti ao filme, e sempre fico imaginando que o livro deve ser muito bom. Já tenho alguns livros dele em uma lista, aguardando para serem comprados. Espero que consiga ler algum em breve.

    Beijos.

  • Reply
    Carolina Trigo
    Outubro 12, 2017 at 20:02

    Oi Dani!

    Eu por enquanto só li esse do Stephen King (e estou lendo um dele agora). No entanto, não gostei tanto assim de Carrie – talvez, por já ter assistido o filme, então não funcionou muito comigo…
    Mas estou gostando DEMAIS do atual (Jogo Perigoso), então agora eu posso dizer que curti algum livro do Rei do terror.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

  • Reply
    Paraíso Literário
    Outubro 12, 2017 at 11:39

    Oi Dani!

    Assim, não importa o quanto Carrie seja interessante ou que tenha questões relevantes, eu simplesmente não vou ler porque não consigo gostar de livros de terror. É bem prático assim, mas fico imensamente feliz que você gostou tanto da narrativa do Rei, mas para os fãs Carrie não é nem de longe um dos melhores livros dele.

    Beijos – Aninha
    http://www.paraisoliterario.com

  • Reply
    Dryh Meira
    Outubro 10, 2017 at 21:55

    Oiee Dani ^^
    Sabe que eu nunca li nada do Stephen? Não sabia que "Carrie" tinha sido o primeiro livro que ele escreveu, fiquei um pouco surpresa. Até tenho curiosidade de conhecer suas obras e tudo o mais, mas não sou muito fã do gênero que ele escreve. Fico feliz em saber que gostou do livro, apesar de não ter sido tão bom quanto você esperava :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

  • Reply
    Cabine de Leitura
    Outubro 10, 2017 at 13:52

    Nutro a mesma curiosidade que você tinha com o livro Carrie, ainda mais se tratando de sua primeira obra, mas infelizmente os livros do autor tem um custo elevado no nosso mercado editorial. Mas espero ter a oportunidade desta leitura.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

  • Reply
    Jessie
    Outubro 10, 2017 at 03:47

    Oi Daniela!

    Tudo bem? Então eu conheço a trama de Carrie e de jeito nenhum eu iria curtir a leitura, detesto o gênero de terror porque sou extremamente medrosa então não curto boa parte das obras do King.

    Apesar disso, entendo que a obra traz mais do que apenas terror, como você disse, e mostra questões como fanatismo, bullying, perseguição e como precisamos de mais empatia em nossas relações.

    Beijinhos – Jessie
    http://www.paraisoliterario.com

  • Reply
    Bárbara Ferreira
    Outubro 9, 2017 at 19:38

    Hehe também publiquei uma review deste há dias 🙂 já tinha lido o livro antes, gosto muito do filme e da história em si. Que mais recomendas do Stephen King? Só li este e o The Green Mile!

  • Reply
    Loli MP
    Outubro 9, 2017 at 17:46

    Eu também sou fã do autor, e tenho esse livro… E vi dois filmes da Carrie 🙂 também não é o meu preferido, mas gosto bastante da história e das personagens!!

Deixar uma resposta