Literatura

Literatura | O Oceano no Fim do Caminho – Neil Gaiman [Opinião]

Junho 26, 2017

image.jpg

Edição/reimpressão: 2014
Editor: Editoral Presença
ISBN: 9789722351997
Classificação: 4 em 5 estrelas
Sinopse: “Este livro é tanto um conto fantástico como um livro sobre a memória e o modo como ela nos afeta ao longo do tempo. A história é narrada por um adulto que, por ocasião de um funeral, regressa ao local onde vivera na infância, numa zona rural de Inglaterra, e revive o tempo em que era um rapazinho de sete anos. As imagens que guardara dentro de si transfiguram-se na recordação de algo que teria acontecido naquele cenário, misturando imagens felizes com os seus medos mais profundos, quando um mineiro sul-africano rouba o Mini do pai do narrador e se suicida no banco de trás. Esta belíssima e inquietante fábula revela a singular capacidade de Neil Gaiman para recriar uma mitologia moderna.”

Opinião: Eu encontrei este livro a um bom preço e decidi comprar. Nunca tinha lido nada do autor e como o livro é pequeno li-o rápido. Ao início o livro torna-se confuso. Cheguei a pensar deixá-lo de lado, mas continuei a leitura.
Eu e a personagem principal não conseguimos criar uma relação, e foi por isso que do início até ao fim eu fiquei ali a pensar que daria apenas 3 estrelas ao livro.
A história é bonita, mas apenas para quem lhe dá uma oportunidade. É necessário não desistir e ler até ao fim. Pode parecer um pouco meio estranha a história, por vezes eu perguntava-me onde tinha ido o escritor buscar tais ideias, mas outras vezes fiquei estupefacta com tais ideias, porque eram incrivelmente boas.
Este é daqueles livros que ou amámos ou odiámos. Eu não odiei, nem amei. Daria provavelmente 3 estrelas, mas considerei melhor e dei 4 estrelas por a escrita do autor ser incrível.
Pretendo ler mais livros do autor, e quem saiba nos próximos me surpreenda mais.

    Deixar uma resposta